A família tem a função de complementar à formação do indivíduo, pois são os responsáveis diretos. No entanto a função de educar, de fornecer à educação formal é responsabilidade da escola, ou seja, ambas são co-responsáveis pela formação cognitiva, afetiva, social e da personalidade das crianças e adolescentes.
a família tem grande parcela de importância no processo de socialização do indivíduo. Ela é o primeiro contato ao qual o sujeito se envolverá e seu papel(em tese) é disciplinar o indivíduo de uma forma ética e moral mediante ao âmbito social em que ele se encontra.
A família é considerada como instituição muito importante no processo de aprendizagem. É pela socialização primária que são interiorizadas normas e valores, assim como formas de relacionamento. ... A escola é o ambiente favorável para o aprendizado de uma sociabilidade rica, pois permite a interação com o outro.
A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem. ... Passando a esse aluno a importância da inclusão e não só no âmbito escolar e sim em toda a sociedade.
A comunidade escolar é formada por professores e profissionais que atuam na escola, por alunos matriculados que frequentam as aulas regularmente e por pais e/ou responsáveis dos alunos.
Uma comunidade pode ser formada por pessoas que têm o mesmo parentesco, os mesmos interesses, a mesma profissão, as mesmas crenças, vivem ou compartilham o mesmo espaço. Para conviver em comunidade, é importante haver respeito e colaboração entre as pessoas.