EQST

Qual O Objetivo De Uma Contaço De Histria Na Educaço Infantil?

Qual o objetivo de uma contação de história na educação infantil?

As crianças podem associar as histórias que leem ou escutam com situações que elas vivem, o que ajuda no desenvolvimento de formas de lidar com dificuldades, sentimentos e emoções. Além disso, é um estímulo à memória, já que relembram experiências que viveram ou que escutaram seus parentes contarem, por exemplo.

Quando surgiu a arte de contar histórias?

Os contadores de historias surgiram há muito tempo atrás, quando ainda se formavam rodas ao redor de uma grande fogueira e cada um contava seu conto, causo ou simplesmente para uma boa prosa. ... Nas escolas o principal objetivo de contar uma história em sala de aula é “divertir”, estimulando a imaginação dos alunos.

Quem pode contar ou narrar as histórias?

Narrador é aquele que conta a história. Ele pode fazer parte da história, ou apenas contá-la para o leitor. Quando o narrador faz parte da história, isto é, quando também é uma personagem, dizemos que é um narrador em primeira pessoa.

Por que a contação de história faz parte da construção da identidade e da afetividade?

As narrativas de histórias podem e devem acontecer desde as mais tenras idades, principalmente que o habito de ouvir histórias desde cedo contribui na formação dos pequeninos e sua identidade como ser em transformação e no momento que ocorre a contação é estabelecido uma relação de troca entre o contador e ouvintes, ...

Qual o objetivo de contar histórias com fantoches?

Nesse sentido, o projeto de contação de história com o uso de fantoches tem como objetivo proporcionar um momento de interação, descontração e carinho entre a professora e os colegas, fortalecendo assim a habilidade de expressão das crianças e também estimular momentos de aprendizagens significativas, onde a criança ...

Como usar o fantoche?

Como usar os fantoches na sala de aula?

  1. 1 – Contando histórias. Uma das vantagens dos bonequinhos é dar vida às histórias que você lê para os pequenos. ...
  2. 2 – Contadores de casos. ...
  3. 3 – Cantando canções. ...
  4. 4 – Ensinando conceitos. ...
  5. 5 – Contando a própria história. ...
  6. 6 – Alimentação saudável. ...
  7. 7 – Produção de alimentos.

Como fazer um teatro de fantoches passo a passo?

Materiais para Fazer Teatro de Fantoches

  1. Cola e tesoura;
  2. Duas caixas de papelão (de preferência no tamanho das de sapato);
  3. Uma caixa de pasta ou creme dental;
  4. Retalhos e pedaços de tecido;
  5. Tinta em varias cores e pincéis de vários tamanhos;
  6. Palitinho de churrasco;
  7. Régua;
  8. Alfinete;

Qual a importância dos fantoches na educação infantil?

Os Fantoches podem ser usados, além de uma brincadeira, como uma forma muito rica de ensino, pois instigam a criatividade e imaginação, além do raciocínio lógico (treinam o começo, meio e fim de uma história) tanto da criança quanto do educador contribuindo para o desenvolvimento físico e psicológico infantil.

Qual o objetivo de trabalhar com fantoches na educação infantil?

Além de ouvirem histórias com o apoio dos livros, as crianças também participam desse momento através do teatro de fantoches, com o objetivo de desenvolver a imaginação, as emoções e os sentimentos de forma prazerosa e significativa.

Para que serve um fantoche?

Um fantoche é um boneco manipulado, ou movido, por uma pessoa para distrair outras. O fantoche pode ser um boneco que lembre um ser humano, um animal, um objeto, ou então uma criatura inventada. Pessoas em todo o mundo usam esses bonecos para contar histórias, fazer teatro e brincadeiras, bem como para ensinar algo.

Qual a importância do teatro de fantoches?

O teatro de fantoches “... auxilia a aprendizagem, colabora para um desenvolvimento individual, como social e cultural, coopera para uma vida mental mais saudável, prepara também para um estado interior produtivo, facilita os processos de coletividade, participação, expressão e construção do saber” (Gomes, 2006, p.

Qual o objetivo da música na educação infantil?

“A musicalização para crianças favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação”, comenta o professor de Música ...