crossorigin="anonymous">
Além da capacidade de se comunicar, a Arte desenvolve a parte da criatividade, pelo fato da expressão artística estar totalmente ligada à imaginação. ... A pintura também estimula a comunicação, a criatividade, sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças.
Na primeira foto, há uma bolinha de borracha dentro do saquinho, o que ajuda a espalhar a tinta. Já na versão gigante, a bebê pode usar os pés e as mãos para brincar, mas sem a bolinha para ajudar.
2. Pintura com as mãos e os pés: Além dos pincéis, utilizar os dedos para pintar é uma ótima maneira de soltar a criatividade, ao mesmo tempo em que estimula a parte sensorial das crianças. Utilização de diferentes recursos: O papel em branco é o meio mais tradicional de se introduzir a pintura na educação infantil.
A arte e seus elementos estão presentes no dia a dia das crianças. Esse processo de produção e criação artística é muito rico e simbólico. ... Faz despertar na criança a sensibilidade e a criatividade, além de desenvolver, explorar e conhecer suas reais potencialidades.
O saco sensorial é indicado para estimular os sentidos da criança, principalmente a visão e o tato.
Audição
Os brinquedos sensoriais são aqueles que estimulam os sentidos da criança, desenvolvendo a criatividade, a curiosidade e a coordenação motora fina. Fáceis de fazer, eles não precisam ser comprados, podem ser criados em casa, reutilizando materiais ou coletando elementos da natureza.
Estimulação ou Integração sensorial é a capacidade de receber e organizar as informações sensoriais, produzindo respostas adequadas. ... Por isso, a psicomotricidade, ao trabalhar a estimulação sensorial, tem um papel importante no desenvolvimento das habilidades motoras, intelectuais e afetivas das crianças.
Em humanos, os principais órgãos do sistema sensorial são: pele, língua, nariz, ouvidos e olhos. Estes órgãos captam estímulos físicos ou químicos e os transformam em impulsos elétricos, que são transmitidos ao sistema nervoso central.
Na pele existem diversos receptores que possibilitam a captação dos vários estímulos externos, tais como a pressão, o calor, o frio e a dor. Esses receptores podem ser classificados em mecanorreceptores, termorreceptores e receptores de dor.
Podemos encontrar três tipos de receptores na pele: os corpúsculos de Pacini ou de Vater-Pacini; os corpúsculos de Meissner e os discos de Merkel. Os corpúsculos de Pacini são especializados em captar estímulos vibráteis e táteis.
A sensibilidade mede o volume que o fone pode alcançar. O número encontrado na embalagem significa que para cada miliwatt de potência, ele entrega uma determinada quantidade de decibéis. Importante saber que a partir de 85 decibéis, o som já está alto o suficiente para causar danos à audição.