Metais: a maioria apresenta-se no estado sólido, com exceção do mercúrio (Hg) que é líquido, possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade e são maleáveis (facilmente moldados). Não metais: alguns são líquidos, não são bons condutores de calor e eletricidade, e nem são passíveis de moldagem.
As principais características dos metais são: maleabilidade, ductibilidade, condutibilidade e brilho. Um metal pode ser definido como sendo um aglomerado de átomos com caráter metálico em que os elétrons da camada de valência fluem livremente.
Características físicas dos metais Apresentam brilho; Apresentam elevados pontos de fusão e ebulição, com exceção do mercúrio (Ponto de fusão: 38,83oC; Ponto de Ebulição: 356,7oC); São dúcteis (podem ser transformados em fios); São maleáveis (podem ser transformados em lâminas);
Propriedades dos Compostos Metálicos Apresentam brilho característico. Elevada condutividade térmica e elétrica por causa dos elétrons livres. Apresentam elevados pontos de fusão e ebulição. Maleabilidade (facilidade de se moldar mediante a pressão produzindo chapas e lâminas).
Os compostos covalentes e moleculares podem ser encontrados nos três estados físicos, possuem pontos de fusão e ebulição baixos e não conduzem eletricidade.
Estes retículos é que fazem com que os compostos iônicos apresentem as seguintes propriedades:
As propriedades que os compostos moleculares geralmente apresentam são: Baixos ponto de fusão e ebulição quando comparados aos compostos iônicos; Apresentam baixa dureza; ... Em temperatura ambiente, os compostos covalentes podem ser encontrados nos estados físicos sólido, líquido e gasoso.
Cabe aqui ressaltar também uma exceção, que é a grafita, que embora seja um composto molecular conduz bem eletricidade. Isso ocorre em função da presença de ligações pi (π) conjugadas e também da hibridização sp² (plana) do átomo de carbono que permitem o movimento dos elétrons.
Os compostos moleculares são aqueles que possuem somente ligações covalentes entre seus átomos. A menor partícula deste composto denomina-se molécula.
Tanto os compostos covalentes quanto os moleculares não conduzem corrente elétrica, com exceção da grafita, que conduz bem eletricidade no estado sólido.
Definição de ácido de Arrhenius: Ácidos são compostos que em solução aquosa se ionizam, produzindo como íon positivo apenas o cátion hidrogênio (H+).
Uma solução conduz corrente elétrica quando nela há íons livres (solução iônica). Quando dissolvida, molécula a molécula, não mais pode ser enxergada a olho nu. Na molécula, não há ganho ou perda de elétrons. Essa solução é eletricamente neutra: não tem íons livres; portanto, não conduz corrente elétrica.
Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio. Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).
Marque a alternativa em que todos os compostos possuem somente ligações iônicas:
Os metais que podem fazer esse tipo de ligação estão nos grupos 1, 2 e 13 da tabela periódica, sendo eles os metais alcalinos, os alcalino-terrosos e os metais pertencentes ao grupo do boro. O hidrogênio (H), apesar de NÃO ser um metal alcalino, encontra-se na família IA e também pode realizar ligações iônicas.
Os elementos representativos da Tabela Periódica são aqueles que pertencem às famílias que eram indicadas pela letra A e hoje correspondem aos grupos 1,2 e 13 a 18.
Tem - se dois elementos 20A e 35B a) Escrever as configuraçoes eletronicas dos dois elementos.com base nas configuraçoes eletronicas , dizer que periodo e grupo da tabela periodica pertece cada um dos elementos em questao .
Características das ligações iônicas Diferentemente das ligações covalentes, em que há o compartilhamento de elétrons, nas ligações iônicas os elétrons são doados ou recebidos pelos átomos. Também chamada de ligação eletrovalente, a ligação iônica é produzida entre íons (cátions e ânions), daí o termo "iônica".
Podemos afirmar que ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons entre dois átomos. Esses átomos unidos podem formar moléculas ou sólidos covalentes. ... A água (H2O) é um composto molecular determinado pela ligação de dois átomos de Hidrogênio e um de Oxigênio.
A ligação iônica ocorre com formação de íons, que se associam por atração eletrostática. Ocorre entre metal, que tem tendência a perder elétron, e um não metal, que tem tendência a receber elétrons. Um exemplo desse tipo de ligação é o cloreto de sódio (NaCl), formado pelos elementos sódio () e cloro ().
As Ligações Iônicas são as ligações químicas que ocorrem entre os átomos quando estes reagem entre si a fim de alcançarem a estabilidade. A ligação iônica é um tipo de ligação química baseada na interação eletrostática que ocorre entre íons de cargas opostas. Exemplo: íons positivos (cátions) e íons negativos (ânions).
Ligação iônica é uma interação entre átomos na qual ocorre a perda e o ganho de elétrons, resultando em compostos com características e fórmulas bem particulares.