crossorigin="anonymous">
Acetic acid
Além de ser usado como tempero na alimentação, o acido acético também é usado na produção de acetato de vinila (para se fazer o polímero PVA), de anidrido acético e cloreto de acetila (usados em sínteses orgânicas), de ésteres (solventes, perfumes, essências, entre outros), de acetato de celulose (fibras têxteis), de ...
O ácido acético, CH3COOH, cujo nome oficial é ácido etanoico, é um composto muito comum no nosso dia a dia, já que é o principal constituinte do vinagre.
O ácido acético também é encontrado na sua forma esterificada em animais e vegetais. Ele é produzido principalmente por meio de fermentação, isto é, por meio da oxidação do etanol na presença de bactérias. Porém, sua primeira obtenção foi por meio de destilação.
Ácido acético é o nome usual do ácido etanoico. A função orgânica presente nesse composto é o ácido carboxílico. Ele está presente no vinagre muito usado nas saladas. Ácido acético faz parte do grupo dos ácidos carboxílicos.
Tabela 1.
O ácido acético é o ácido etanoico (H3CCOOH), e, portanto, o pH do vinagre é ácido, em torno de 2,9. Assim, sua aplicação nos cabelos auxilia no fechamento das cutículas, mantendo os fios saudáveis e brilhantes.
Uma das opções entre elas é a escova de ácido acético. Sua fórmula tem, como composto principal, o ácido acético, o mesmo encontrado no vinagre. Diferentemente do formol, que plastifica a fibra capilar, esse ácido atua alisando‐a temporariamente. Tem longa durabilidade: o processo pode ser refeito a cada 90 dias.
Por ter o pH ácido, não é recomendado usar o vinagre com muita frequência. Se seu cabelo estiver muito danificado, use a cada 15 dias. Em casos de cabelos mais saudáveis, pode ser usado 1 vez ao mês e nos dias em que o cabelo passar por um processo químico.
O vinagre de maçã é rico em vitaminas que contribuem para a saúde do cabelo, tais como as vitaminas B e C. Além disso, o ácido alfa-hidroxi ajuda a esfoliar a pele do couro cabeludo e atua como anti-inflamatório, ajudando a combater a caspa.
O vinagre é um ótimo anti-resíduos porque é menos ácido que um shampoo feito para isso e mais ácido que seu shampoo comum, então ele vai tirar toda a oleosidade e restos de produtos, sem agredir os fios. Ele também pode ajudar no balanceamento do pH do couro cabeludo e é um ótimo antibacteriano e anti-inflamatório.
Benefícios do vinagre de maçã para os cabelos
Misture 25 ml de vinagre de maçã com 100 ml de água e 1 colher de sopa de condicionador. Lave os cabelos normalmente com o shampoo de sua preferência e, após tirar o excesso de água, aplique a mistura nos fios, deixando agir durante 15 minutos. Enxague bem.
Misture 25ml de vinagre de maçã com 100ml de água filtrada. Faça a reconstrução como de costume, mas depois de aplicar a queratina líquida, a máscara de hidratação e enxaguar o cabelo, aplique a misturinha caseira e deixe agir por cerca de 15 minutos. Em seguida, é só enxaguar as madeixas e finalizar como preferir.
Como engrossar os fios?
O Bain Densité é ideal para engrossar cabelos finos, pois ele possui os seguintes benefícios: Elasticidade e estrutura otimizadas. Ativa os folículos dormentes do cabelo.
A vitamina B7, bastante conhecida como biotina, pode ser uma grande aliada, pois ajuda no fortalecimento dos fios, diminuindo a queda, e melhora a circulação sanguínea, fator essencial para a saúde e crescimento das madeixas.
Modo de preparo
Se você sofre com o cabelo fino e ralo, há alguns truques que podem disfarçar esse problema e proporcionar mais volume aos seus fios. Na hora de cortar, dê preferência para cortes repicados ou desfiados, que darão a impressão de volume maior. O secador de cabelo também pode ajudar a dar mais volume para seus fios.
10 produtos para cuidar de cabelos finos
1) Para engrossar as pontas do cabelo longo, use uma ampola preenchedora no banho. Uma das melhores formas de combater o afinamento das pontas e manter o cabelo longo denso e encorpado é usar ampolas preenchedoras no seu dia a dia.
É muito simples: basta adicionar duas colheres (sopa) de gelatina em pó ao seu shampoo ou máscara de tratamento. Não esqueça de misturar bem, deixando o composto bem homogêneo! Depois, é só aplicar nos fios na hora da lavagem, deixando agir por 5 minutos. O resultado já pode ser percebido desde a primeira aplicação!
Ao contrário desse tipo de fio, que costuma ser menos encorpado e sem volume, as pontas de um cabelo normal podem se tornar ralas por vários fatores: colorações, como luzes e mechas, alisamentos e relaxamentos, além da falta de corte abrem espaço para que elas se tornem pontas duplas e quebradiças.
Como usar óleo de rícino para engrossar cabelo?
Cortes para quem tem pouco cabelo: 5 opções que ajudam a dar volume aos fios
O que causa o cabelo espigado Uso frequente de aparelhos de altas temperaturas, como secadores, modeladores e chapinhas. Agressões externas, como exposição solar excessiva, vento e poluição. Pentear o cabelo de forma incorreta ou ainda molhado. O atrito com a toalha na hora de secar o cabelo danifica as madeixas.