Latíssimo do dorso. O músculo latíssimo do dorso (do latim “latissime”, que significa largo, e “dorsi”, que significa costas) é um músculo bem grande das costas.
O músculo reto do abdome é o principal flexor de tronco, sendo auxiliado (ajudado) pelos músculos oblíquos do abdome, quando atuam juntos. Os oblíquos (externo e interno) atuam também em associação com os músculos do dorso, produzindo a rotação do tronco.
Em exercícios de rotação e relaxamento, a rotação da coluna vertebral gera redução do tônus da musculatura axial, diminuindo a rigidez do tronco, podendo assim ser realizados movimentos mais funcionais.
Com contração unilateral (contração apenas dos músculos de um dos lados), estes músculos participam na rotação ou na flexão homolateral (flexão lateral para o lado do músculo que contrai). Na camada superficial da região posterior do tronco, destacam-se dois grandes músculos: o Grande Dorsal e o Trapézio.
O grande dorsal ou "'latíssimo do dorso"' é um músculo que atua sobre os ombros. Têm a sua origem no processo espinhoso das vertebras T6-T12, sacro e cristas ilíacas, e a inserção distal está localizada no sulco intertubercular do úmero. A função deste músculo é de adução, rotação medial e extensão do braço.
Faça o exercício com calma, sem pressa, importe-se com a execução.
Treino completo de 20 minutos para ganhar massa muscular
Em algumas situações, o treino pode ajudar até a corrigir problemas posturais.