Dispneia também chamada de falta de ar é um sintoma no qual a pessoa tem dificuldade em respirar, normalmente com a sensação de respiração incompleta, muitas vezes acompanhada de opressão torácica e mal estar. É um sintoma comum a um grande número de doenças, em especial na área da cardiologia e pneumologia.
Geralmente, adultos em condições normais tem entre 60 e 80 batimentos cardíacos por minuto. Para verificar a frequência respiratória, ponha a mão próxima às narinas do paciente para sentir se há entrada e saída de ar. Outra forma é encostar a cabeça no tórax do paciente e sentir os movimentos.
substantivo feminino Respiração normal, sem complicações ou dificuldades. [Por Extensão] Facilidade para respirar.
-Eupnéia: respiração normal, fácil.
Significado de Eupneico adjetivo Que respira normalmente, sem problemas; refere-se à eupneia, à respiração normal.
1. [ Medicina ] Que tem eupneia ou facilidade em respirar (ex.: o paciente continua eupneico ).
[ Medicina ] Que ou quem tem a tensão arterial em valores normais.
[ Medicina ] Que ou o que possui um batimento cardíaco normal.
Freqüência cardíaca ou ritmo cardíaco é o número de vezes que o coração bate (ou cicla) por minuto. É expressa em bpm: batimentos por minuto. Aferição da freqüência cardíaca ao repouso: É a medida da FC quando o paciente está em repouso. 2.
Significado de Bradisfigmia substantivo feminino [Medicina] Número de batidas do coração mais baixa do que o normal; pulsação lenta. Etimologia (origem da palavra bradisfigmia). Bradi + esfigmo + ia.
A bradisfigmia é considerada como pulso fino e taquicárdico. A pressão arterial diastólica em adulto considerada normal é de 100 mmHg. A frequência cardíaca identifica o ritmo cardíaco, como a bradicardia no adulto, que tem uma frequência maior que 120 bpm.
Um pulso Fino indica deficiência de sangue ( ué). Também pode indicar uma umidade interna com deficiência severa do Qi.