crossorigin="anonymous">
Se clinicamente necessário, os níveis de barbitúricos devem ser monitorizados em amostras sanguíneas coletadas preferencialmente pela manhã (geralmente entre 65 e 130 µmol/L em adultos e 85 µmol/L em crianças, ou seja, 15 a 30 mg/L em adultos e 20 mg/L em crianças).
Adultos: 2 a 3mg/kg/dia em dose única ou fracionada. Você deve tomar os comprimidos com líquido, por via oral. A eficácia do tratamento e a avaliação do ajuste posológico devem ser realizadas somente após 15 dias de tratamento.
doses em termos de Fenobarbital. misturar a solução oral com água ou suco de frutas para melhorar o seu gosto. 100 a 200 mg por dia, em dose única, ao deitar, ou divididos em 3 tomadas. 4 a 6 mg por kg de peso corporal por dia, divididos em 2 tomadas, a cada 12 horas (ou tomado em dose única).
O fenobarbital pertence a lista B1 (receituário azul), mas um adendo na RDC 344/98 diz que o fenobarbital fica sujeito ao receituário de controle especial. A confusão acontece porque há um outro adendo autorizando a dispensação de anticonvulsivantes para até 06 (seis) meses de tratamento.
Administração Intravenosa: Utilizar a via intravenosa apenas em casos essenciais ou quando outras vias não estejam disponíveis em virtude de inconsciência ou resistência por parte do próprio paciente. A administração deve ser lenta (≤60 mg/min), usando doses fracionadas.