crossorigin="anonymous">
O ciclo das tênias implica dois hospedeiros, um definitivo e um intermediário, e uma fase de vida livre. O único hospedeiro definitivo de ambas as tênias (fase adulta do parasito) é o homem, em cujo intestino delgado se alojam. Os hospedeiros intermediários de Taenia solium são os suínos e os deT.
A teníase é adquirida através da ingesta de carne de boi ou de porco mal cozida, que contém as larvas. Quando o homem ingere, acidentalmente, os ovos de T. solium, adquire a cisticercose.
COMO EVITAR A DOENÇA:
Se o ovo conseguir alcançar o cérebro, um cisticerco irá se desenvolver neste órgão, levando à neurocisticercose, a forma mais grave da doença. A cisticercose só ocorre com a ingestão de ovos da Taenia solium. Os ovos da Taenia saginata não conseguem se transformar em cisticerco nos humanos, apenas nos bovinos.
Assim como outras verminoses, os ciclos das doenças da Teníase e da Cisticercose estão profundamente relacionados à falta de saneamento básico. Na linguagem popular elas são conhecidas como 'lombriga', para a Teníase, e como 'doença do porco', para a Cisticersose.
Modo de Transmissão O homem que tem teníase, ao evacuar a céu aberto, contamina o meio ambiente com ovos eliminados nas fezes, o suíno ou o bovino ao ingerirem fezes humanas (direta ou indiretamente), contendo ovos de Taenia solium ou Taenia saginata, adquirem a cisticercose.
Apesar do nome complicado, a neurocisticercose é uma doença muito comum que ataca o cérebro e causa infecção no sistema nervoso central. Conhecido popularmente como "bicho do porco", engana-se quem acredita que somente a carne deste animal pode causar a contaminação.
A Taenia solium é uma espécie de verme que se desenvolve em porcos e, quando consumida, usa o corpo humano como hospedeiro. Além do crescimento dos próprios vermes, a doença pode aparecer como cisticercose, uma infecção larval resultante da ingestão dos ovos desse animal, os cisticercos.
- usar um cabo desentupidor dentro das tubulações do banheiro. - despejar dentro do ralo pelo menos 100 ml de gel limpador de vasos sanitários, tanto no interior como nas bordas do dreno (também pode ser usado vinagre ou bicarbonato de sódio).