crossorigin="anonymous">
Calendário é um sistema para contagem e agrupamento de dias que visa a atender principalmente às necessidades civis e religiosas de uma cultura. A palavra deriva do latim calendarium, "livro de registro", que, por sua vez, deriva de calendae, que indicava o primeiro dia de um mês romano.
Resposta. O início do calendário mulçumano é marcado pela Hégira, a fuga de Maomé de Meca para Medina. Data correspondente ao dia 16 de julho de 622 da era cristã. O povo judaico tem seu calendário iniciado no dia 7 de outubro de 3761 a.C., data em que a Torá marca o dia da criação do homem.
16 de julho de 622 d.C.
No Irã, o ano começa com a primavera (boreal), e neste sábado, às 13h07 e 28s, começará o ano de 1400 do calendário herdado da antiga Pérsia, desejando "Nowruz mobarak" ("Feliz Ano Novo").
O calendário juliano surgiu quando Júlio César, aconselhado por astrônomos egípcios, decidiu alterar o calendário utilizado na altura, o calendário romano. ... Assim, o calendário que antes era lunisolar, passou a ser solar, ou seja, se baseando no ciclo do Sol, à semelhança do calendário egípcio.
Nele, os anos bissextos ocorrem sempre de quatro em quatro anos, enquanto no calendário gregoriano não são bissextos os anos seculares exceto os múltiplos de 400, o que hoje acumula uma diferença para o calendário gregoriano de 13 dias.
Ele foi criado pelos egípcios e tinha 365 dias dividido em 12 meses com 30 dias e mais 5 dias acrescidos no final do ano. Não havia ano bissexto e os meses eram divididos em três estações: Inundação, Inverno e Verão.
Os egípcios organizavam seu calendário a partir de um ano dividido em três diferentes estações, que eram formuladas a partir da variação das águas do Nilo. ... Com isso, o seu calendário era acrescido de um mês com trinta e três dias a cada três anos. Dessa forma, as estações alinhavam-se aos ciclos da Lua.