Triângulo escaleno: nenhum dos lados possui medidas iguais. Triângulo retângulo: possui um dos ângulos internos retos, ou seja, que mede 90°.
Definição: Um triângulo é isósceles, se, e somente se, ele tem 2 lados iguais. Obs.: Entende-se, nessa definição, que o triângulo tenha pelo menos dois lados iguais. ... É claro que um triângulo retângulo pode ter os catetos de mesma medida; trata-se de um triângulo retângulo e isósceles.
Vamos desenhar um triângulo retângulo, com dois de seus lados congruentes, ou seja, como a metade de um quadrado. Esse exemplo é de um triângulo retângulo que não é escaleno, ele é isósceles. Por isso, este item é FALSO.
Se um triângulo possui dois lados congruentes, ele também tem os dois ângulos da base congruentes. Logo, esse é um triângulo isósceles; Se um triângulo possui dois ângulos congruentes, os dois lados opostos a esses ângulos são congruentes.
Em qualquer triângulo isósceles, os ângulos da base possuem a mesma medida, isto é, são congruentes.
Área de um retângulo Um retângulo é um polígono irregular, pois seus lados são dois a dois diferentes, ou seja, o valor da medida da base é sempre diferente do valor da medida da altura. A área desse polígono irregular pode ser calculada multiplicando-se a sua base pela sua altura.