Resposta: As glicoproteínas são proteínas ligadas a oligossacarídeos (cadeias pequenas de moléculas de açúcar). ... As proteoglicanas então são moléculas longas e complexas e dão consistência gelatinosa, normalmente atuando como lubrificantes e absorção de impactos.
Os glicosaminoglicanos (GAGs) são componentes dos tecidos conjuntivos e representam 30% do material orgânico presente no corpo. ... De modo geral, os glicosaminoglicanos têm a função de transporte molecular e de produção de colágeno através dos fibroblastos e, também podem assumir diversas atividades no organismo.
Quimicamente falando, a substância fundamental intercelular é formada especialmente por glicosaminoglicanos (GAGs), também denominados mucopolissacarídeos ácidos, e compõe a porção principal dos proteoglicanos. ... Neste arranjo, os GAGs restringem-se em sua localização, unindo-se uns de acordo com os outros.
As glicopreoteínas normalmente são encontradas na superfície externa da membrana plasmática, no sangue, na matriz celular e a são a maioria das proteínas secretadas. ... As proteínas possuem oligossacarídeos ligados covalentemente a resíduos de Asp, Ser/Thr.
Na matriz extracelular, fibras de colágeno estão entrelaçadas com uma classe de proteoglicanos carregadores de carboidratos, que podem estar presos a um longo esqueleto polissacarídico como mostrado na figura abaixo.
O glicocálix ou glicocálice é um envoltório externo à membrana plasmática presente em células animais e de alguns protozoários.