crossorigin="anonymous">
O principal objetivo destes filósofos e sua corrente era entender o universo e os fenômenos da natureza, a partir dos elementos que a própria natureza nos dava a conhecer, eliminando assim a necessidade de recorrer a explicações sobrenaturais.
A Filosofia pré socrática foi aquela que precedeu o filósofo Sócrates e que buscava a origem de tudo, a matéria da qual todos os seres são feitos, uma visão sobre o cosmos, o universo. Foram os pioneiros da filosofia, podendo citar Heráclito, Parmênides, Demócrito.
Os Pré-Socráticos É considerada a primeira escola de pensamento filosófico, com início no século V a. C. Os filósofos dessa escola viveram antes de Sócrates e preocupavam-se em explicar o universo, a natureza e suas transformações a partir de explicações racionais e observação dos elementos naturais.
As principais escolas do helenismo podem ser assim identificadas:
Chamamos de Escolas Helenísticas as quatro escolas gregas que surgiram após a morte de Sócrates. Possuindo a busca da felicidade como tema comum, tais escolas (e seus autores) ainda são estudadas nos dias atuais por muitos pesquisadores - haja visto a atualidade de seus temas.
A grande característica da filosofia helenista é sua preocupação com a ética, que eles estabelecem como a "regra do bem viver". Ou seja, trata-se do que o homem busca em sua vida para ser plenamente feliz, deixando de lado seu caráter de "animal político".
Principais características da Filosofia Helenística: - Um dos principais objetivos da filosofia helenística era refletir sobre a busca da felicidade interior (individual). - Valorização do conhecimento voltado para o “saber viver”. ... - Ganham importância, na formação do conhecimento, a Lógica, a Ética e a Física.