Resposta. O que foi- O Surrealismo foi uma das vanguardas artísticas europeias que surgiu em Paris no início do século XX. Características- O surrealismo propõe a valorização da fantasia, da loucura e a utilização da reação automática.
O surrealismo foi um movimento artístico e literário nascido em Paris na década de 1920, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reúne artistas anteriormente ligados ao dadaísmo ganhando dimensão mundial.
O Surrealismo é inesquecível. Tal vanguarda propunha representar não a realidade, mas o sonho. Fundado em Paris, em 1924, manifestavam um postura antiburguesa pautada numa atitude anárquica perante a realidade. ...
A principal característica do movimento surrealista é a expressão livre do pensamento, ultrapassando os limites do consciente, permitindo que o subconsciente se expresse através da arte. ... O Surrealismo também valorizava os sonhos, as fantasias e a reação automática em suas obras.
O Manifesto Surrealista, publicado em 1924 por André Breton, propunha aos artistas em geral que expressassem livremente o pensamento em sua forma espontânea e irracional. Esse foi um movimento que interferiu de maneira fantasiosa na realidade e buscou representar o subconsciente na forma de obras de arte.
Artistas Surrealistas. No surrealismo, os artistas buscavam conectar elementos do mundo real com os seus sonhos, criando assim uma realidade alternativa. ... Assim esculpiam, por meio de figuras simbólicas e abstratas, as imagens do subconsciente, consideradas por eles a realidade mais profunda do ser.
Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura européia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo.
Essa perspectiva levou esses artistas a buscarem inspiração na obra do psicanalista Sigmund Freud, trazendo para a arte o irracional, o inconsciente, explorando o imaginário e os impulsos ocultos da mente.
Pop Art é um movimento artístico que se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano (american way of life). ... A expressão foi criada pelo crítico Lawrence Alloway durante encontros de um grupo de artistas, o "Grupo Independente".
Ele utiliza da neo-figuração, em que aborda um olhar critico com os fenômenos em massa, como música, televisão e o futebol. 2-Sim esses fenômenos alienadores ainda são existentes e alto valorizados pela mídia, que acaba por influenciar um grande público.
Pop Art é o movimento das artes plásticas que usava figuras e ícones populares como temas de suas pinturas. Surgiu em meados da década de 1950, no Reino Unido. ... Um dos objetivos da pop art é criticar o modo de produção do capitalismo.
Exceto em: a) Sociedade da informação, tecnologia e novas mídias.
Música contemporânea é a música dos séculos XX e XXI, feita após o movimento impressionista e os vários nacionalismos. Pode-se dizer ainda que músicas contemporâneas são aquelas cujo compositor se encontra ainda vivo na época do locutor. Não há uma tendência uniforme na música contemporânea.
Principais Características A arte povera buscou exprimir criatividade, efemeridade, materialidade e espontaneidade. Também foi marcada pela crítica à comercialização de objetos artísticos, bem como a critica aos elementos da modernidade e a ao consumismo, capitalismo e processos industriais.
Aproximação da linguagem popular e coloquial. Figuras deformadas e cenas sem lógica. Abandono da representação das formas de maneira realista. Arbitrariedade no uso das cores.
Resposta. A arte moderna tem como principal característica o rompimento com padrões. ... Essa expressão artística transformou radicalmente o campo das artes ao quebrar com formalismos, inclusivamente atingindo estruturas gramaticais no campo literário.
A arte tradicional foi um período artístico que teve início com as pinturas rupestres nas cavernas na pré-história. Um período em que o homem registrava acontecimentos em forma de pinturas. ... Abrangia os elementos artísticos referentes a pintura, literatura, arquitetura e escultura.
Deformação da imagem visual e cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas. O pintor recusa o aprendizado técnico e pinta conforme as exigências de sua sensibilidade. O pincel (ou a espátula) vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões. Preferência pelo patético, trágico e sombrio.
Expressionismo é o nome de uma vanguarda artística europeia do início do século XX. Esse movimento artístico está entre os primeiros representantes das vanguardas históricas e talvez, o primeiro a focar em aspectos subjetivos, valorizando a expressão emocional do ser humano.
O cubismo teve como principal característica a representação das figuras em vários planos, buscando chegar a uma "tridimensionalidade" na pintura, exibindo as formas em planos irregulares. A temática não foi necessariamente a mulher e nem a nudez.
Resposta: O Expressionismo é uma vanguarda artística europeia do século XX. Suas principais características são: uma visão trágica do ser humano; exagero e distorção dos temas, pessimismo; a arte visava refletir as angustias; deformidade do mundo real; Edvard Munch é considerado o precursor do Expressionismo.
Podem-se destacar as seguintes características da pintura do movimento expressionismo: Uso de cores fortes e contrastantes; Deformação da figura, contornos deformados. Uso de pinceladas marcantes, como se o gesto fosse determinante da imagem.
O fauvismo é uma corrente artística do início do século XX aliada à pintura, tendo como uma das características a máxima expressão pictórica, onde as cores são utilizadas com intensidade, além de outras, como a simplificação das formas, o estudo das cores.
O expressionismo no Brasil foi marcado por obras emblemáticas de figuras importantes do cenário nacional. Nesse contexto, as peças criadas por esses artistas apresentavam características primordiais da corrente, como a pessoalidade e o subjetivismo voltado à crítica social e política da época.
Entre os principais nomes do expressionismo estavam Fritz Bleyl, Erich Heckel, Ernst Ludwing Kirchner, Karl Schmidt-Rottluff, Max Pechstein, Emil Nolde e Otto Mueller. No Brasil, a técnica expressionista esteve presente na arte de nomes como Anita Malfatti, Lasar Segall, Portinari, Oswaldo Goeldi e Iberê Camargo.
Resposta. O expressionismo é um movimento artístico, surgido na Alemanha, no século XX. Esse movimento procura representar as emoções que objetos e acontecimentos causam no artista e não a realidade de forma objetiva. Alguns dos maiores artistas fizeram parte desse movimento.