Justificativa: Além da miséria, um tema recorrente em Vidas Secas é a própria noção de abuso de uma classe sobre outra, como é possível averiguar na relação entre Fabiano e o fazendeiro. A linguagem utilizada por Graciliano Ramos sedimenta ainda mais essa visão.
Em Vidas Secas, Graciliano enfatiza como Fabiano é explorado pelo dono da fazenda: seu patrão o rouba nas contas, cobra preços abusivos pelos mantimentos e juros altíssimos. No final, Fabiano foge da seca e da dívida que tem com o seu patrão. Mesmo após trabalhar mais de um ano, ele continua sem nenhuma posse.
Resumo da história, personagens e biografia de Graciliano Ramos. “Vidas Secas“, romance publicado em 1938, retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca.
FABIANO foi a feira comprar fruta esbarrou ,no soldado amarelo , discutiu e foi preso . Não sentiram falta de Fabiano devido à falta de comunicação que existia na família de Fabiano . Eles se sentem como quase bichos , e não conseguem comunicam com as outras pessoas e entre si .
Resposta. Sim,Acho que era seca,porque ele vivia no sertão!
Foi justamente o nome de um dos personagens mais emblemáticos do livro, Baleia, a primeira escolha de Graciliano para o título, como se vê na capa do datiloscrito original da obra. ... Daniel Pereira, irmão de José Olympio, trocou amargas por secas e Graciliano se convenceu de que esse seria o melhor nome para o livro.
A cachorra Baleia, embora sendo um animal, apresenta grandes sensações humanas. Provê alegrias e tristezas, vida e morte. Cabe a ela o momento mais dramático da narrativa. Já aos demais personagens, cabem a sobrevivência na seca do sertão nordestino.
Resposta. o Soldado Amarelo é símbolo de repressão e do autoritarismo pelo qual é comandado, porém não é forte sozinho; sem as ordens da ditadura, é fraco e acovarda-se diante de Fabiano.
O foco narrativo de Vidas Secas Vidas secas é narrado em terceira pessoa, ou seja, possui um narrador externo onisciente. ... Isso acontece porque o narrador conta a história sob o ponto de vista da personagem focalizada naquele momento, explorando assim, além do drama social, o drama psicológico.
O romance conta a história de uma família de retirantes do sertão brasileiro.
Romance
Tomás de Bolandeira – Aparece somente por meio de evocações, é tido como referência por Fabiano e Sinhá Vitória.
No primeiro capítulo "Mudança" as personagens apresentam-se todas juntas e numa ordem cronológica: Fabiano, sinhá Vitória, o menino mais velho, o mais novo, a cadela "Baleia" e o papagaio.
FABIANO – vaqueiro rude e lacônico. É o chefe da família dos retirantes. O nome do personagem já indica rusticidade e rudeza (o Dicionário Aurélio dá como sinônimos possíveis da palavra fabiano: “indivíduo inofensivo; pobre-diabo”).
Síntese do romance Os principais personagens são: Fabiano, Sinhá Vitória, Menino mais Velho, Menino mais Novo, a cachorra Baleia e o papagaio, que serve de alimento providencial que a família come para aliviar a fome.
Fabiano e Sinhá Vitória é um casal simples que possuem dois filhos: o mais novo e o mais velho. Dos filhos, nenhum nome é mencionado durante toda a estória. Mesmo convivendo constantemente com a miséria, ele são crianças que possuem sonhos.
Pode-se dizer do romance, "Vidas Secas", de onde o texto foi retirado, que é uma grande obra: Pelo tratamento que dá aos conflitos de terra do país. Pois trata da coisificação das relações humanas e da autodestruição. Pelo poder de fixar figuras humanas vivendo sobre o fatalismo das secas da região nordeste.
Podemos ver alguns traços dessa particularidade no filme Vidas Secas, a começar pelo fato de que os filhos de Sinha Vitória e Fabiano não possuem nomes próprios que o distinguem de outras crianças, justamente porque eles representam todas as crianças brasileiras, vítimas da seca e principalmente, do descaso do poder ...
Ser um bicho, para Fabiano é, pois, um motivo de orgulho. ... Isto para ele era motivo de orgulho. Sim senhor, um bicho, capaz de vencer dificuldades. Chegara naquela situação medonha - e ali estava, forte, até gordo, fumando o seu cigarro de palha.
a) Fabiano tem uma visão extremamente conformista e resignada da própria vida. Podemos dizer até que é alienada. Para ela, viver daquela forma era o destino de Fabiano e sua família. Determinismo: muito presente no trecho lido, prega que o homem é determinado pelo meio, pela raça e pelo tempo.
Considerando essa idéia, explique qual a importância do capítulo "Baleia" no romance. resposta: O capítulo Baleia representa o quadro que deu origem ao romance. ... Também devemos observar que a presença da Baleia na obra faz com que os humanos (que se animalizam para sobreviver) não se esqueçam de que são homens.
Na história, Fabiano é facilmente manipulado por outras pessoas, principalmente pelo Soldado Amarelo, que na visão de Graciliano Ramos representa o governo autoritário da época - contexto do Estado Novo - onde a repressão era muito forte.
Resumo Vidas Secas: Personagens principais Fabiano: nordestino pobre, ignorante, que desesperadamente procura trabalho, bebe muito e perde dinheiro no jogo. Filhos: no livro eles ganham os nomes “Menino mais velho” e “Menino mais novo”. São crianças de família pobres sofridas e que não têm noção da própria miséria.
Proponha um trabalho em conjunto com a área de Língua Portuguesa/Literatura para proporcionar uma aprendizagem mais significativa aos estudantes. Os professores envolvidos devem escolher, juntos, uma ou mais partes da obra em questão, cujos temas suscitem discussões em suas disciplinas.
As principais secas brasileiras da história ocorreram no Nordeste oriental: Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. São roteiros repetitivos em cenários sertanejos, agrestinos, semiáridos. “Essa é a área de maior irregularidade espacial e temporal de chuvas.
O fragmento transcrito mostra que essa narrativa reproduz uma cena bastante curta como se fosse captada mecanicamente por um cinegrafista, sem a presença da subjetividade de um narrador.
Fabiano, apesar da casca grossa, ainda mantinha um caráter genuíno. É perceptível que a rudez de Fabiano foi forjada no sofrimento e, bastou um rompante, um insight, para que ele pudesse repensar suas atitudes com o filho.
Fabiano é bruto e duro como a terra seca do sertão e sua linguagem acompanha isso, ele está sempre dividido entre a revolta e a passividade, sendo que predomina a segunda devido à linguagem escassa que possui.
Onde mostra as diversas dificuldades da família ao longo da trama desde os desejos de Sinhá vitória de ter uma vida melhor com a família, de Fabiano de querer que seus filhos fossem fortes como ele para superar os desafios da seca e vai até mesmo mostrando que até os "amigos da família" como o papagaio tiveram que ser ...
O cenário do trecho narrado é o sertão nordestino cuja população sofre os efeitos típicos da caatinga como a sede, a fome e a pobreza decorrentes da seca profunda que assolava a região retratada no fragmento transcrito e em toda a obra.