Max Weber (1991, p. 33) apresenta um clássico conceito de poder ao asseverar que: “poder significa toda probabilidade de impor a vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade”.
poder de recompensa; poder de coerção; poder da legitimidade; poder legitimado; poder da informação; poder do conhecimento; poder pessoal ou poder de persuasão.
Uma das maiores verdades que existe é que é muito mais difícil compreender aquilo que não conhecemos, e para entender o funcionamento do mundo que nos rodeia e o comportamento das pessoas que fazem esse mundo funcionar é necessário nada mais que conhecimento.
Poder de recompensa: Baseia-se na capacidade para alocar (dispor) resultados recompensadores – seja o recebimento de coisas positivas ou a eliminação de coisas negativas. ... Poder Coercitivo: Baseia-se na distribuição de resultados indesejáveis – seja a recepção de algo negativo ou a remoção de algo positivo.
Jane Silva: Quem tem conhecimento tem poder, mas... Quem tem conhecimento tem poder, mas este poder só é valido se usado com sabedoria.
Quando digo poder da informação, me refiro ao fato de organizar os dados de uma forma tão eficiente que gere uma informação de fácil e rápida compreensão para todos que a receberem.
A Informação assume, hoje em dia, uma importância crescente. Ela torna-se fundamental a nível da empresa na descoberta e introdução de novas tecnologias, exploração das oportunidades de investimento e ainda na planificação de toda a actividade industrial.
Informações se produzem do conteúdo bruto que são extraídos dos dados, passando por um ciclo de mensuração até a sua utilização de acordo com o interesse, assim cria-se a informação e se reproduz. Quem possui esse conhecimento tem poder.
Era da Informação é um termo utilizado para se referir à realidade tecnológica como mediadora das relações humanas e das interações entre máquinas, essas últimas cada vez mais autônomas. Uma das principais características dessa realidade é hiperconectividade, ou seja, o fato de estar todo mundo conectado o tempo todo.
Transformação social significa a mudança da sociedade e do seu modo de organização. Isso pode incluir transformações na natureza, nas instituições sociais, nos comportamentos e nas relações. A transformação social, por sua vez, acontece pela necessidade em adaptar-se ao novo para garantir sobrevivência.
O uso da tecnologia e da Internet influenciou significativamente as relações humanas, principalmente no que se refere à comunicação, o que nos leva inicialmente a pensar em redes sociais. No entanto, a mudança ocorrida nos meios de comunicação vem de antes das mesmas, ainda com a invenção do telefone.
A tecnologia da informação mudou a forma como acontecem os relacionamentos sociais, segundo Castells (2000 p. 17), “A revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede.
As inovações tecnológicas podem ser utilizadas com diferentes propósitos: alguns relacionados ao ambiente de trabalho e à melhoria da produtividade, outros mais ligados à vida social e aos cuidados com a saúde. ...