Os dispositivos de segurança, associados ou não às proteções (veja mais no próximo tópico) são encarregados de reduzir os riscos de acidentes e de outros agravos à saúde.
A NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos estabelece as medidas de proteção para garantir a integridade física dos trabalhadores e prevenção de acidentes nas fases de projeto e utilização de máquinas e equipamentos desde a sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer ...
Qual a finalidade das proteções de maquinas e dispositivos de segurança? Tem a finalidade: trabalhar, solicitar medidas, que possam reduzir, neutralizar, ou mesmo eliminar os acidentes , assim como integrar e orientar os mesmo, com meios prevencionistas sobre as condições de trabalho.
Os dispositivos de segurança mais comuns são os fusíveis e os disjuntores. Com finalidade de proteger a instalação, os fusíveis são feitos de chumbo e estanho, que se fundem quando atravessados por uma corrente elétrica maior que a suportada pelo circuito.
As zonas de perigo das máquinas e equipamentos devem possuir sistemas de segurança, caracterizados por proteções fixas, proteções móveis e dispositivos de segurança interligados, que garantam proteção à saúde e à integridade física dos trabalhadores.
6 – Quais são os requisitos para quadros de energia?
Criada em 8 de junho de 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Norma Regulamentadora número 12, ou NR 12, tem como objetivo garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador. ... Além da NR 12, outras normas regulamentadoras são de extrema importância para a Indústria da Construção.
b) estar sob monitoramento automático por interface de segurança; c) ter relação entre os sinais de entrada e saída; d) o sinal de saída deve terminar quando houver desacionamento de qualquer dos dispositivos de atuação de comando; e) possuir distanciamento e barreiras entre os dispositivos de atuação de comando; Os ...
TECNOLOGIA INDUSTRIAL • Aula 10 DISPOSITIVOS DE PARTIDA, ACIONAMENTO E PARADA NR 12 O que são Dispositivos de PARTIDA, ACIONAMENTO E PARADA? São dispositivos responsáveis pelo comando das máquinas, e que devem ser administrados por Operador devidamente capacitado.
Os quadros de energia das máquinas e equipamentos devem atender aos seguintes requisitos mínimos de segurança: a) possuir porta de acesso, mantida permanentemente fechada; b) possuir sinalização quanto ao perigo de choque elétrico e restrição de acesso por pessoas não autorizadas; c) ser mantidos em bom estado de ...
php Página 23 DISPOSITIVOS DE COMANDO São equipamentos de comando elétrico com a finalidade de enviar um sinal elétrico para o acionamento de um equipamento ou interrupção de um circuito de comando, permitindo ou não a passagem da corrente elétrica entre um ou mais pontos de um circuito.
São disjuntores termomagnéticos adaptados à proteção e comando de motores utilizados em conjunto com um contator, conduzindo corrente em condição normal e interrompendo correntes em condições anormais (curto circuito e sobrecarga), constituindo-se de um dispositivo de partida de motor.
O disjuntor comum tem apenas uma representação (I) que mostra que ele protege contra altas correntes, no caso de um curto. Já o Disjuntor Motor, além dessa representação, ainda mostra que possuí um bimetálico. Esse é o responsável pela proteção contra sobrecarga no motor.
A primeira informação para dimensionar um disjuntor motor é a corrente nominal (In) do motor elétrico que o disjuntor motor vai proteger. Este valor da corrente é encontrado na placa de identificação do motor. A segunda informação, também encontrada na placa de identificação do motor, é o fator de serviço.
O disjuntor é um dispositivo de proteção termomagnética usado em quadros de distribuição elétrica. Seu funcionamento é parecido com um interruptor de lâmpada, com a diferença que ele desliga a entrada de energia do imóvel de forma automática, quando detecta dois tipos de fenômenos elétricos.
A vantagem do disjuntor térmico em relação ao disjuntor magnético se dá no fato do preço bem em conta, já que ele é um dispositivo bem simples, entretanto robusto. Também só é possível a proteção contra aquecimentos de longo prazo.
O item funciona através do princípio de interrupção do arco voltaico (também chamado de arco elétrico), por meio da abertura de polos. Após a interrupção de segurança, o disjuntor alta tensão isola-se para resistir às tensões do sistema.
O Disjuntor de média tensão tem como objetivo bloquear a entrada de carga elétrica acima do limite suportado pelo equipamento. O Disjuntor de média tensão sempre desliga quando o excesso de eletricidade chega até o mesmo.
O curto-circuito ocorre em razão do aumento repentino da tensão no circuito elétrico. ... Podemos dizer que o curto-circuito ocorre porque a corrente elétrica que sai do gerador percorre todo o circuito e volta com a intensidade muito elevada.