Quer preparar meia receita? Use 5 colheres (sopa) de pó de café para 500 ml de água.
O café coado é quase uma arte, confira dicas para acertar e surpreender os convidados. 100 ml de água; 10 gramas de café em pó. Dica: se preferir um café encorpado, aumente a medida para 12 gramas de café em pó.
Modo de Preparo
Dicas para fazer café no coador Para um litro de água, utilize entre 5 e 6 colheres de sopa cheia. Dicas: higienize o coador de pano sempre, para evitar odores. Lave-o após o uso com água somente, e antes de usá-lo escalde-o em água fervente. Antes de utilizá-lo pela primeira vez, ferva em solução de água com café.
Para um café mais encorpado e forte, a água deve cair lentamente. A água deve molhar todo o pó e, após 6 minutos, a bebida que sair do coador deve ser descartada, pois já possui muitas impurezas que vão deixar seu café muito amargo. E nada de mexer com a colher ou ferver o pó na água.
Passos
Também é importante saber que são os cafés mais encorpados os que retêm mais sabor ao serem diluídos. Um café de corpo rico, pesado ou inteiro é o que apresenta textura marcante, um atributo valorizado nas provas de degustação e que diz respeito à presença de gordura, proteína e fibras na bebida.
Se a água ferver, a perda de oxigênio vai alterar a acidez do café. Para evitar problemas, fique atento às borbulhas da água. O ponto certo é aquele no qual a água está em movimento, mas sem bolhas grandes.
Confira 6 dicas para melhorar o sabor do seu café
“Quando a água é fervida ela perde todo o oxigênio e quando jogamos no café, o pó acaba queimando”, conta Mori. Segundo o barista, a falta de oxigênio vai interferir na qualidade e no sabor, deixando o café mais amargo. No caso das cafeteiras, elas já são programadas para aquecer a água sem ultrapassar os 90 graus.