crossorigin="anonymous">
Foi na Grécia Antiga que o pensamento científico emergiu, especialmente a partir da filosofia como forma de refletir e se colocar no mundo. Foi também neste período que se desenvolveu o sistema de provas científicas, baseando a prática e estabelecendo, por isso, o início da ciência no mundo ocidental.
Segundo uma enorme gama de historiadores, o começo da filosofia Ocidental originou-se nas cidades gregas, com Tales de Mileto, que estava ativo no século VI a.C. Os mais notáveis estudantes de Tales foram Anaximandro e Anaxímenes de Mileto. Outros pensadores e escolas/tradições apareceram ao longo da Grécia.
Alguns Filósofos pré-socráticos: Tales, Anaxímenes, Anaximandro, Heráclito, Pitágoras, Xenófanes, Empédocles, Zenão, Parmênides, Górgias, Demócrito, Lucrécio e Leucipo.
Dentre os ideais apresentados a partir da bíblia que influenciaram o pensamento ocidental podemos apresentar:
A Filosofia Antiga corresponde ao período do surgimento da filosofia grega no século VII a.C. Ela surge da necessidade de explicar o mundo de um novo modo. Os filósofos buscam encontrar respostas racionais para a origem das coisas, dos fenômenos da natureza, da existência e da racionalidade humana.
Aristóteles
E conhecer suas principais ideias pode dar pistas do que você irá encontrar em uma graduação na área.
Fechando a tríade dos principais pensadores da origem da Filosofia está Aristóteles. Ele foi aluno de Platão e viveu entre 384 e 322 a.C. Em seus escritos, ele tratou de muitas áreas do conhecimento: Física, Metafísica, Lógica, Política e Ética, entre outras.
Ao longo da história, vários pensadores, como Platão, Aristóteles, Maquiavel, os contratualistas, os iluministas e filósofos contemporâneos, desenvolveram as teorias que embasaram e movimentaram a filosofia política de acordo com as suas épocas.
A Filosofia é fruto da Antiguidade Clássica, foi criada pelos gregos, o primeiro povo a tentar solucionar seus próprios problemas. ... A partir da chamada filosofia socrática, tornar-se-ia central nas reflexões as questões sobre o homem e seus relacionamentos, abrindo espaço para avaliações políticas.
“Fé, ciência e filosofia são os três pilares que sustentam o conhecimento humano, e através deles tudo se cria, se transforma e desaparece.”
A filosofia grega é dividida entre três períodos principais: pré-socrático, socrático (clássico ou antropológico) e o helenístico.
Qual é o objetivo da Filosofia? ... A Filosofia é uma área de estudos crítica e analítica, que oferece a oportunidade de entrar em contato com as correntes de pensamento que moldaram o mundo. É a chance de estudar com profundidade, ler sobre a essência do homem e a formação das sociedades.
Por coadunar com o pensamento corrente e mais marcante da Modernidade, o cientificismo, a escola racionalista, junto ao empirismo são grandes representantes do que foi a Filosofia desenvolvida durante a Modernidade.
O racionalismo e o empirismo, correntes de pensamento construídas no período, demostram essa mudança. Ambos visam dar respostas sobre a origem do conhecimento humano. O primeiro associando à razão humana e o segundo, baseado-se na experiência.
Principais Problemas O existencialismo de Jean Paul Sartre, que tem a liberdade, a existência metafísica e as condições de existência dos seres como suas maiores preocupações e base de pensamento e construções filosóficas. O surgimento da Psicanálise, tendo em Sigmund Freud seu maior expoente.
No período moderno a filosofia passou a ter uma divisão melhor de seu foco de estudo....São eles:
A filosofia moderna, assim como outras fases da filosofia, pode ser dividida em escolas de pensamento que organizam as diferentes correntes filosóficas da época. As principais escolas da filosofia moderna são: racionalismo, empirismo, filosofia política, idealismo, existencialismo e pragmatismo.
Divisões da filosofia: Antropologia filosófica, Epistemologia, Estética, Filosofia da ciência, Filosofia da história, Filosofia da linguagem (Português) Capa comum – 29 junho 2011.
Divisões da Ética: De acordo com o livro “o que você precisa saber sobre ética”, podemos dividir a ética em três campos principais de estudo: metaética, ética normativa e ética aplicada.
Lógica: é a área que trata das estruturas formais do raciocínio perfeito – ou seja, daqueles raciocínios cuja conclusão preserva a verdade das premissas. Na lógica são estudados, portanto, os métodos e princípios que permitem distinguir os raciocínios corretos dos raciocínios incorretos.