Colheita. A colheita da soja ocorre de janeiro à abril nas regiões CO e NE. Em cada Fazenda a colheita deve ser escalonada conforme o ciclo de cada cultivar, o que permite colher no ponto ideal de maturação.
al (2007) para a soja, o máximo crítico é tido como aquele fotoperíodo o qual em teoria acima dele a planta não floresce e tem a máxima duração do ciclo de desenvolvimento.
A semente de soja inicia a germi- nação por meio da absorção de água em quantidades equivalentes a 50% de seu pe- so. Uma vez embebida a semente, eviden- cia-se a sua germinação com o crescimen- to da radícula, ou raiz primária, que se pro- longa para baixo, fixando-se sozinha no solo (Figura 3)5.
Tipos de Germinação A germinação pode ser de dois tipos: epígea e hipógea. Germinação Epígea: os cotilédones se elevam acima do solo. É típica das dicotiledôneas. Germinação Hipógea: os cotilédones permanecem no solo.
3 cm a 5 cm
Graças à água do algodão – sim, ele precisa estar umedecido. A semente do feijão tem uma reserva de nutrientes (como ocorre em cerca de 90% das plantas). Como sua casca é permeável, a semente absorve o líquido, que, junto dos nutrientes, faz o feijão germinar em até três dias.
3 dias
15 dias
90 dias
A parte interna (Figura 2) da semente é formada pelo embrião constituído das seguintes partes:
Raminhos,folhas e vagens com feijões reais, Confeccionado para interpretação lúdica e decoração de festas com o motivo-"João e o pé de feijão" TAMANHO 75 CM DE ALTURA PÉ DE FEIJÃO 50 CM CASTELO 28 CM /22 CM CONFECCIONO OUTROS MOTIVOS.
Inicialmente, o algodão tem como ponto principal, servir como somente uma base para que o feijão não fique submergido em excesso de água e acabe por não brotar por ter “afogado”.
Folha - A planta do feijão apresenta dois tipos de folhas:as folhas primárias (primeiras folhas da planta, na fase de plântula) e as demais folhas, denominadas trifolioladas porque são contituídas de três folíolos.
Também chamada de raiz axial, esse tipo de raiz se caracteriza por apresentar uma raiz principal, da qual saem pequenas raízes que também se ramificam e são chamadas de raízes laterais ou raízes secundárias. Podemos encontrar esse tipo de raiz em plantas como o café, feijão, laranjeira, abacateiro, ipê, etc.
leguminosas
Deve-se ressaltar que a folha de qualquer outra hortaliça é incluída na alimentação humana como complemento de fibras, vitaminas e minerais. Assim, as folhas de feijão não seriam importante fonte protéica, mas, essencialmente, de fibras e minerais.