Segundo Dencker (2002) acredita-se que a pesquisa científica em administração dentro do enfoque do sujeito e objeto nos estudos organizacionais, contribuirá futuramente para que os profissionais do futuro valorizem cada vez mais o deter do conhecimento dos métodos de forma a utiliza-los em situações táticas através da ...
Este trabalho falará a respeito de quatro ferramentas que são utilizadas em muitas organizações atuais são elas: gestão de qualidade total, reengenharia, empowerment e benchmarking. Esses temas se englobam no estudo chamado de OSM, ou seja, organização, sistemas e métodos.
OSM significa Orga- nização, Sistema e Métodos e que são inúmeras ações criadas para auxiliar o profissional administrador superar as adversidades que envolvem o processo administrativo. As ferramentas envolvidas permitem a análise das ativida- des, busca de resultados e tomada de decisão.
Conforme sustenta Oliveira (2006) todo manual é composto por um conjunto de normas, procedimentos, deveres, políticas, instruções e orientações que devem ser cumpridos pelos membros da organização.
Atividades de um analista OSM
A função do analista de organizações, sistemas e métodos (OSM) é estudar as estruturas e processos da organização com o objetivo de promover melhorias no fluxo de trabalho e informações. ... Algumas funções da organização não podem ser executadas sem o método.
Para ser um profissional de OSM competente ele deverá ser um pesquisador constante com intuito de se manter atual e se diversificar, possuir uma capacidade de análise e compressão de dados, não se abster as regras já existentes, romper barreiras e liderar a equipe nestas mudanças.
Organização, Sistemas e Métodos é uma área clássica da administração e análise e desenvolvimento de sistemas que lida com um conjunto de técnicas que tem como objetivo principal aperfeiçoar o funcionamento das organizações.
Técnicas administrativas são processos que auxiliam o funcionamento diário de uma empresa, por meio delas é possível criar uma padronização das ações, facilitando a comunicação e organização da empresa. Exemplos: Regulamento interno: O regulamento é uma técnica que permite definir as diretrizes na empresa.
Técnicas administrativas são processos que auxiliam o funcionamento diário de uma empresa. Por meio delas é possível criar uma padronização das ações facilitando a comunicação e organização da empresa.
Nesse sentido, vale destacar que o sistema é dividido em subsistemas. Um deles é social (incluindo pessoas, informações, processos e documentos) e o outro, automatizado (composto por máquinas, redes de comunicação e computadores). Isso demonstra que realmente as pessoas são fundamentais para essa ferramenta.
Metodologia de gerenciamento de processos (Business Process Management – BPM) é uma maneira de entender, aperfeiçoar e melhorar os processos de negócios. É uma maneira de distinguir empresas, de melhorar o que já está bom e é crucial para a sobrevivência econômica de algumas organizações.
Como fazer análise de processos em 4 passos
A Avaliação de Processos determina se as atividades propostas por um programa foram implementadas e geraram resultados conforme o esperado. Esse tipo de avaliação antecipa possíveis problemas e permite o monitoramento do desempenho das atividades do programa.