O técnico de saúde pública é um profissional de extrema importância, uma vez que consolida as devidas técnicas necessárias para o cumprimento da assistência aqueles que necessitam do sistema de saúde pública.
Cuidar de pessoas, tratar doenças, favorecer o bem-estar, prevenir enfermidades etc. Quando se pensa em profissional de saúde, possivelmente se lembra dessas atividades, não é mesmo? De uma simples gripe a uma cirurgia, os tratamentos na área da saúde requerem bastante qualificação técnica de quem trabalha no setor.
Na saúde pública, o enfermeiro é o coordenador da maioria dos programas do Ministério da Saúde. Nesse âmbito, de promoção e prevenção da saúde, o enfermeiro exerce responsabilidade de educar a população para mudar seu estilo de vida individual e em comunidade para melhoria da qualidade de vida.
O que faz um sanitarista? Trabalha com o sistema de saúde, com as questões sociais e políticas da saúde, com o planejamento e a avaliação de programas de saúde e com as práticas coletivas de proteção da saúde, sem prestar assistência individual.
A área de saúde pública é um campo de atuação em crescente expansão. Ser especialista neste segmento possibilita ao profissional atuar em áreas como epidemiologia, política e gestão, gerenciamento, justiça social, entre outros.
Para ser sanitarista, se o projeto virar lei, haverá a exigência de formação superior nas área de saúde ou engenharia. ... ou cursos devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação, com área de concentração em saúde pública, engenharia sanitária e sanitarismo.
Profissão Sanitarista: salário e carreira na área de SAÚDE COLETIVA