Na radiologia, o posicionamento determina a posição do paciente durante a realização de um exame. Parece algo bastante simples, mas a posição no ângulo correto implica diretamente na acurácia e qualidade do exame.
Corresponde à relação entre o posicionamento do paciente e a incidência do raio central (RC). Descreve a direção dos raios X quando este atravessa o paciente, projetando uma imagem no filme radiográfico ou em outros receptores de imagem. (O feixe de raios X pode ser descrito como o raio central ou RC).
RC= Raio Central INTRA= Dentro ou no Interior MMSSII= Todos os Membros MMSS= Membros Superiores MMII= Membros Inferiores INTER= Situado entre MSD= Membro Superior Direito PMS= Plano Médio sagital PMC= Plano Médio Coronal TERMOS DE MOVIMENTO FLEXÃO: Ao fletir ou dobrar uma articulação o ângulo entre as partes é ...
O feixe de raios x, transmitido através do paciente, impressiona o filme radiográfico, o qual, uma vez revelado, proporciona uma imagem que permite distinguir estruturas e tecidos com propriedades diferenciadas de todo o tórax na posição antero-posterior e perfil. ...
O raio-X de tórax PA permite avaliar as estruturas dessa região como os pulmões, o tamanho e a contorno do coração, mediastino, pleura, diafragma e os ossos da caixa torácica (costelas, esterno e vértebras), inclui-se ainda os grandes vasos e a traqueia.
Se a ideia é examinar o coração, por exemplo, é comum que o pedido de exame exija incidência PA (póstero-anterior, quando os raios entram pela região posterior, das costas, e saem pela anterior) e lateral esquerda (radiação sai pelo lado esquerdo, evidenciando estruturas posicionadas desse lado).
Função: Preparam materiais e equipamentos para exames e radioterapia. Operam aparelhos de Raio-X. Organizar equipamento, sala de exame e material, averiguando condições técnicas de equipamentos e acessórios.