crossorigin="anonymous">
O momento angular da nuvem de partículas que formou nosso sistema solar resultou no movimento dos planetas, e por isso eles continuam se movendo até hoje. ... Esse processo permitiu que a terra se mantivesse em sua órbita.
Top 5 - Os corpos celestes
Os principais dos inúmeros corpos celestes existentes são: asteroides, cometas, estrelas, meteoroides, planetas e satélites. Corpo celeste é todo e qualquer astro que se encontra no espaço sideral.
O Sistema Solar é composto por oito planetas, conforme se considera hoje em dia, além de planetas anões e corpos celestes, como asteroides, meteoros, cometas e satélites.
A lua é um satélite natural do planeta Terra. Ela é o único corpo celeste a receber seres humanos. A Lua é o satélite natural do planeta Terra, distanciados por aproximadamente 384.
As estrelas são corpos celestes que possuem uma característica particular: são bastante reluzentes, com tal luminosidade provida do próprio astro. ... Os meteoroides são corpos celestes de pequeno porte que giram em torno do Sol. Esse astro, quando entra na atmosfera é conhecido popularmente como estrela cadente.
Lua
A Lua é o único satélite natural terrestre existente. Embora a Lua seja o único satélite natural conhecido da Terra, há uma série de objetos próximos da Terra com órbitas que estão em ressonância com a Terra. Estes podem ser confundidos com satélites naturais e são por vezes levianamente referidos como "segunda lua".
Marte
Júpiter
Fobos
Vénus não possui satélites naturais, embora o asteroide 2002 VE68 atualmente mantenha uma relação de quasi-satélite com ele. No século XVII, o astrônomo Giovanni Cassini informou ter visto uma lua orbitando Vénus, a qual foi chamada Neith, uma deusa egípcia.
Lista
Saturno é o planeta do sistema solar com o maior número de luas ou satélites naturais (82 luas), ultrapassando Júpiter em 7 de outubro de 2019, após a descoberta de 20 novas luas do planeta.
Agora, Saturno então possui 82 luas a seu redor, três a mais do que conhecemos em Júpiter. Todas as 20 novas luas são bem pequenas, medindo cerca de 5 km de diâmetro, apenas, e 17 delas têm órbitas retrógradas — movendo-se ao redor do planeta na direção oposta à rotação dele.
Esta é a lista de satélites de Júpiter. Júpiter possui 79 satélites confirmados, o segundo maior número "seguro" de satélites entre os oito planetas do Sistema Solar.
Astrônomos descobriram 20 novos satélites naturais orbitando o planeta dos anéis. Ele agora tem 82 luas conhecidas — 3 a mais que Júpiter. Não satisfeito em reinar como majestade suprema por essas bandas, Júpiter faz questão de colecionar uma porção de títulos de nobreza. É a Daenerys Targaryen do Sistema Solar.
Assim como Saturno, Urano possui um sistema de anéis, além de 27 luas que orbitam o planeta em torno de seu equador — de modo que elas também pareçam estar "tombadas" e "balançando".
Dentre as 79 luas atualmente conhecidas de Júpiter, Io, Europa, Ganimedes e Calisto são as quatro mais conhecidas.