As simpatias proporcionam aos convidados maior sorte no amor. Os santos juninos são conhecidos como santos casamenteiros, mas santo Antônio é o mais influente deles. Nessas práticas, a imagem do santo é castigada, até que a pessoa consiga encontrar um amor.
As roupas caipiras são um símbolo das festividades juninas. No passado, eram utilizadas pelos agricultores e pelos habitantes do campo para proteger o corpo dos raios de sol e da poeira. Hoje em dia, elas são usadas apenas para fins estéticos e para homenagear as tradições desta época do ano.
Resposta: O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.
Ter um mastro em homenagem a São João e outros santos da quadra junina é uma tradição. Esse costume está relacionado com rituais pagãos europeus, que depois foram incorporados pela Igreja Católica.
João e Maria são os padrinhos das festas juninas. A história conta que João era um menino pobre que vivia nas ruas e Maria era uma menina rica. Eles se apaixonaram e, para ficarem juntos, fugiram de casa. Os pais de Maria a procuraram por toda parte, até que encontraram o casal escondido num celeiro. A partir daí, João e Maria passaram a ser os padrinhos das festas juninas.
Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.
A Festa Junina é uma das datas mais esperadas do ano e, com ela, vem a tão sonhada oportunidade de escolher um nome divertido para a festa. Seja criativo e inovador na hora de escolher o tema da sua festinha e surpreenda os seus convidados com um nome que promete muita diversão.
As festas juninas têm origem no Hemisfério Norte e comemoram o solstício de verão. No Brasil, elas são celebradas em junho, mês em que ocorre a colheita do milho, da cana-de-açúcar e outros produtos típicos desta época do ano.
O Sua Decoração é uma revista digital de decoração de interiores onde você vai sempre descobrir as tendências de design mais novas e os truques mais fáceis para transformar a sua casa.
As comidas típicas das festas juninas são aqueles pratos feitos com ingredientes da época, como o milho e a cana-de-açúcar. São preparados diversos quitutes, como bolo de fubá, pamonha, canjica, entre outros.
O casamento caipira faz parte das comemorações da Festa de São João realizado no mês de junho. Dizem que no passado as festas de casamento com pessoas do campo, chamadas de caipiras, costumavam ser realisadas no Dia do santo São João para que ele abençoasse a união.
As ideias, sugestões, e orientações apresentadas neste site são de caráter geral e podem não ser adequadas para todas as situações ou para a sua casa específica. Recomendamos que você consulte profissionais qualificados antes de fazer quaisquer mudanças significativas em sua casa ou de realizar projetos de decoração de grande escala.
Festa típica do mês de junho que, em geral e segundo a tradição, comemora as datas dos três Santos que possuem suas datas festivas neste mês: Santo Antônio, São João e São Pedro. A festa é também conhecida por relembrar as “origens caipiras”, sendo que nela é tocado muito sertanejo e é dançado quadrilha.
A fogueira das festas juninas também tem origem pagã. Nas festas de comemoração do solstício de verão, na Europa, fogueiras eram acesas para afastar os maus espíritos das celebrações pelas colheitas.
Na festa brasileira, a fogueira acabou se tornando um método para aquecer as noites de inverno. Brincadeiras, como a de pular a fogueira, também eram realizadas, porém não são recomendadas, pois são perigosas.
Mesmo tendo origens europeias, com muitos elementos das festas portuguesas, a festa junina brasileira é multicultural. As culturas indígenas e africanas estão muito presentes nas comidas típicas.
Pensando em te ajudar nessa missão, separamos algumas ideias criativas de nomes para Festa Junina que vão te inspirar a montar uma festa inesquecível. Confira!
Outra festividade que marca o período de festas juninas brasileiras é o bumba-meu-boi. A festa acontece em vários estados, com destaque para o Maranhão e o Amazonas (onde é chamada de boi-bumbá).
O enredo da história do casamento pode variar, mas os personagens sempre presentes são os noivos, os pais da noiva e o padre. O casamento na roça é um momento divertido e engraçado, muitas vezes feito de improviso.
A bebida típica das festividades juninas é o quentão. Ele é feito com cana-de-açúcar e especiarias, como cravo e canela. O quentão pode ser servido gelado ou quente.