Quando falamos em planejar o ensino, ou a ação didática, estamos prevendo as ações e os procedimentos que o professor vai realizar junto a seus alunos, e a organização das atividades discentes e da experiência de aprendizagem, visando atingir os objetivos educacionais estabelecidos.
Com o planejamento o gestor poderá controlar melhore as situações e imprevistos que surgirem, terá uma visão geral do que deve ser feito, vai saber utilizar melhor os recursos que tem e que são limitados e, por fim, será um gestor proativo, isto é, ter em mente o que poderá acontecer e tomar medidas preventivas.
Planejar é prever ações, estabelecer metas a serem cumpridas e meios viáveis para que isto seja atingido. Por meio do planejamento, o professor racionaliza esforços, evita a improvisação, distribui os conteúdos de forma adequada no decorrer do ano letivo e possibilita a interação professor-aluno- conhecimento.
A importância de ter metas e objetivos claros e bem definidos, seja na vida pessoal, profissional ou empresarial, está no poder que isso tem de motivar todas os perfis de pessoas. Estes elementos têm a grande capacidade de nortear as ações e a jornada evolutiva de quaisquer tipos de pessoas.
Os sonhos dão sentido à vida, trazem o nosso propósito e aspirações. Pessoas que não sonham sentem que a vida não tem sentido, são desanimadas, deprimidas e não tem motivação com a vida. ... Muitas pessoas desistem de sonhar justamente porque não acreditam ser impossível alcançar seus sonhos.
Metas são os recursos utilizados pelas empresas para transformar sua missão em sucesso. ... Para que um negócio seja bem-sucedido, os colaboradores precisam saber exatamente para onde devem ir: sem objetivos estruturados, ficará difícil mensurar o desempenho dos funcionários e a produtividade da companhia.