O mito trouxe respostas para os fatos que se observavam antes de se descobrir uma explicação científica. ... Então, as indagações e observações trazidas pelos mitos fazem com que a busca do conhecimento seja efetivada para encontrar as reais repostas.
As lendas e os mitos são importantes para a preservação e manutenção de uma cultura. Na realidade, as lendas e os mitos fazem parte do senso comum, que é um tipo de conhecimento passado de geração em geração. Nesta perspectiva, o senso comum pode ser visto como a soma do saber que é adquirido no dia a dia das pessoas.
“Geralmente cada povo indígena tem seus mitos de origem, de como seu povo veio a ser. ... Esses mitos, transmitidos oralmente, de geração a geração, são muito importantes na formação do indivíduo social, pois fornecem coesão simbólica à percepção do indivíduo como parte de um corpo social, reforçando sua identidade étnica.
Resposta. Os mitos foram questionados pelos primeiros filósofos como única explicação da realidade. A busca pela Arché (Arkhé) fez com que a explicação fantasiosa e mitológica (cosmogonia) fosse substituída por uma cosmologia racional (lógos).
Olá. O mito compreende a uma história que não pode ser provada de forma concreta, já ciência por sua vez trata - se de um estudo que apresenta resultados que pode ser provado cientificamente e racionalmente.