Privilegiamos o trabalho com o nome próprio, pois acreditamos que sua exploração ajuda a criança a pensar e aprender como a escrita é organizada. Segundo ela, o nome próprio informa a criança sobre as letras, sua quantidade, variedade, posição e ordem. ...
O nome é um elemento de individualização da pessoa na sociedade. Ele é um direito de personalidade, algo íntimo. O nome é uma etiqueta que carregaremos por toda a nossa vida. Todo mundo tem direito ao nome, que é composto de prenome e sobrenome.
A escrita do nome próprio é uma importante conquista para a criança que está em processo de alfabetização. A partir desta referência estável ela pode pensar mais sobre como a escrita funciona. ... Segundo ela, o nome próprio informa a criança sobre as letras, sua quantidade, variedade, posição e ordem.
O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome é fazer com que cada um se reconheça como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar um inicio de alfabetização, afinal de contas estão aprendendo as letras de seu nome e estabelecendo relações com letras de outros nomes ou palavras do dia ...
Como já foi falado, nossa necessidade de nomear vem de épocas pré-históricas, quando os primeiros homens começaram a se comunicar uns com os outros. O que se sabe é que os primeiros nomes podem ter sido formados pelo som que cada animal, objeto ou pessoa fazia.
Inicia-se, então, seu relacionamento com a escrita. Outra atividade é a identificação da primeira letra do nome em pregadores de roupa (veja as fotos), que, além de trabalhar a primeira letra do nome, possibilita o desenvolvimento da coordenação motora fina, em especial, o movimento de pinça.
O projeto tem como objetivo a construção da identidade do grupo, valorizando a criança e a sua história para então favorecer a interação com o outro e com a professora. A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações.
Planejamento Anual para Maternal 1 para trabalhar Linguagem Oral
Turmas por faixa etária