De qualquer forma, a fé acaba por ter um papel significativo na formação do ser humano e para a sociedade. ... A religião – no sentido como em geral a compreendemos hoje – é uma construção cultural milenar importante na estruturação da vida coletiva das diversas sociedades humanas.
O objetivo de Ensino Religioso é o sagrado como fenômeno religioso, é o estudo das diferentes manifestações do sagrado no coletivo. Com finalidade de compreender o sagrado no coletivo como cerne da experiência religiosa do cotidiano que contextualiza no universo cultural.
No campo da Sociologia, o estudo das religiões é importantes porque identifica os fatos sociais que ocorrem no contexto religioso. Para Durkheim (1858-1917), o objeto de estudo da Sociologia são os fatos sociais.
Em comum, essa religiosidade popular são manifestações locais no seio das grandes religiões mundiais que incorporam elementos de sincretismo, mágica e matizes como a veneração de santos populares, a sacralidade de objetos, divinação, busca de soluções a males cotidianos, rituais de cura e exorcismo do mal.
A palavra folclore tem origem no inglês e é oriunda do termo folklore. Esse termo, por sua vez, foi originário da expressão folk-lore, criada por um escritor chamado William John Thoms, em 1846. Em 22 de agosto de 1846, uma carta de Thoms enviada à revista The Atheneum foi publicada.
Algumas das formas de religiosidade popular, consistem ainda hoje em práticas (feitiçarias, mau olhado, orações, mitos) que muitas vezes se unem a ritos cristãos, como o culto a Nossa Senhora e aos Santos e peregrinações aos Santuários.
A expressão da própria religiosidade popular se caracteriza pelas orações, louvores, aplausos e agradecimento. A festa é um momento forte de contato com o divino através do lazer, da vida religiosa, e dos gestos de fé e devoção (novenas, missas, procissões e a parte festiva).
religiosidade foi muito marcada pelas formas associativas, expressas nas irmandades, nas confrarias, nas procissões ao santuário, na devoção aos santos, assim como em festas barrocas.
Uma festividade religiosa é um momento de especial importância para os adeptos de uma religião. Os festivais religiosos são comumente celebrados em ciclos recorrentes em um ano civil ou calendário lunar.
Confira algumas das festas religiosas que acontecem no Brasil
São festas que acontecem ao longo do ano e que evidenciam a devoção do povo, dotado de uma cultura de raiz folclórica ligada aos negros e portugueses e de forte tradição religiosa. ...