A ligação do CO2 estabiliza a desoxiemoglobina, resultando a um decréscimo de sua afinidade pelo O2. Nos pulmões, o CO2 dissocia-se da Hb e é liberado pela respiração. O CO liga-se fortemente, mas reversivelmente, ao ferro da Hb, formando carboxiemoglobina.
O oxigênio se dissolve no plasma, mas como é pouco solúvel, é transportada no sangue ligado a hemoglobina. O sangue que deixa os pulmões possui 95% das hemoglobinas ligadas ao O2. ... Esse sangue difunde-se pelos tecidos onde o O2 se desprende da hemoglobina e passa para os tecidos.
O sangue venoso volta aos pulmões carregado de dióxido de carbono, que também é transportado ligado à hemoglobina – formando carboemoglobina. Ao atingir os alvéolos, há uma troca: o dióxido de carbono é liberado e passa por difusão para o interior dos alvéolos, sendo expelido.
A nível celular quatro fatores são conhecidos por influenciar a afinidade entre o oxigênio e as hemácias (hemoglobina). Estes são pH, dióxido de carbono (CO2), temperatura, e certos fosfatos orgânicos (Brewer, 1974), representados na Figura 4.
O transporte de H+ e CO2 pela hemoglobina e hemácias tem como resultado uma mudança no pH do sangue. O pH do sangue, por outro lado, altera a afinidade da hemoglobina pelo O2. Todas estas mudanças, tornam a hemoglobina uma molécula ideal para sua função: recolher oxigênio nos pulmões e libera-lo nos tecidos.
A principal função da hemoglobina é transportar o oxigênio (O2) dos pulmões para todos os tecidos do corpo. Ao mesmo tempo, também transporta parte do dióxido de carbono (CO2) dos tecidos para os pulmões – onde será expelido – e atua no transporte de nutrientes até as células do organismo.
O nível de oxigênio mensurado com um oxímetro é chamado de nível de saturação de oxigênio (abreviado como O2sat ou SaO2). A SaO2 é a porcentagem de oxigênio que seu sangue está transportando, comparada com o máximo da sua capacidade de transporte.
Ele mede a saturação de oxigênio no sangue e verifica os batimentos cardíacos, além de ser muito útil na prática de atividades físicas. Continue lendo para saber mais sobre esse acessório e porque deve incluí-lo em sua rotina de cuidados com a saúde!
oxímetro de dedo
#DicaCPAPS: todos os oxímetros fazem a medição utilizando dedos, porém, o oxímetro de dedo possui a vantagem de ser portátil, enquanto o oxímetro de pulso é estacionário. Os consultores da CPAPS podem ajudá-lo a escolher o melhor oxímetro de pulso para você!
1) Oxímetro Innovo Esse aparelho é considerado por muitos a melhor marca do oxímetro.
Como escolher o melhor oxímetro de pulso?