Outras aplicações do óxido de cálcio são nas indústrias siderúrgicas, onde pode ser utilizados como regulador de pH no tratamento das águas, fabricação de aços no fornos e remoção de enxofre em excesso das gusas (produto da redução do minério de ferro pelo carvão o coque e calcário em altas temperaturas).
O óxido de cálcio (CaO) é chamado de cal virgem. Como a reação mais acima mostrou, quando ele reage com água, ele produz o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), que é chamado de cal hidratada.
A produção de qualquer forma de energia é chamada de EXOERGÔNICAS e as que envolvem o consumo de energia são chamadas de ENDOERGÔNICAS. Exemplos: A queima do carvão nos fornos de calcinação e a hidratação da cal viva são processos EXOERGÔNICOS. O aquecimento e a decomposição do calcário são processos ENDOERGÔNICOS.
Cal para neutralizar o pH Na última fase – correção de pH –, a cal é utilizada para estabilizar a acidez da água, que adquire acidez por causa dos produtos químicos usados durante o tratamento. O pH mede a acidez das substâncias numa escala de zero a 14.
A cal hidratada é um material aglomerante que confere mais plasticidade e trabalhabilidade às argamassas. Em argamassas de assentamento e revestimento de alvenarias, ela aumenta o poder de retenção de água da argamassa, evitando destacamentos entre argamassa e os componentes da alvenaria.
Aplicar o leite de cal com a trincha, em movimentos horizontais. Entre cada demão deve-se aguardar o tempo de secagem, que varia entre 20 e 60 minutos, dependendo do substrato e das condições ambientes. Também pode ser aplicado por meio de um pulverizador.
Ela está na massa que o pedreiro usa para construir paredes, nos muros, nos gramados de futebol, no tratamento de água para tirar a acidez no processo de decantação das impurezas e ainda pode ser usada na culinária. Estamos falando da cal, produto derivado do calcário que já era conhecido pelos faraós no Egito.
Para que os pedaços da fruta do doce em calda fiquem com uma casquinha crocante. A cal faz bem também porque acrescenta cálcio ao alimento.
Composto inorgânico de fórmula química CaCO3, o carbonato de cálcio é um sal praticamente insolúvel em água, porém, solúvel em água que contenha gás carbônico, obedecendo à reação: Após a caiação, a cal extinta reage com o gás carbônico da atmosfera, dando origem a uma película desse sal.
ÓXIDO DE CÁLCIO. O CaCO3 e MgCO3 são obtidos de depósitos de calcário, de greda, de cascas de ostras, de mármore, etc. A qualidade de uma Cal depende das propriedades químicas do calcário usado e do processo de calcinação.
CaO
Se não precisarmos de uma cal mais pura e de melhor qualidade não temos motivos para gastar mais com a cal especial. A cal hidratada pode ser: CH1, CH2 e CH3. Existem algumas diferenças entre elas em relação a pureza, granulometria e etc. A CH1 é mais nobre já a CH3 é mais pobre.
R$ 2,49 sem juros no cartão.
Cal - Saco 20 KG.
Normalmente, a dosagem deve ser 1 lata de cimento, 2 latas de cal hidratada e 9 latas de areia. Enquanto um saco de 20kg de cal hidratada de qualidade tem volume de 30 litros, um saco de cal de segunda pode não chegar a 15 litros, dependendo da sua quantidade de impurezas.