Qual os sintomas da hipercalemia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O aumento na quantidade de potássio no sangue pode levar ao surgimento de alguns sinais e sintomas inespecíficos, que podem acabar passando despercebidos como:
Dor no peito;
Alteração dos batimentos cardíacos;
Sensação de dormência ou formigamento;
Fraqueza e/ou paralisia dos músculos.
O que é pseudo hipercalemia?
Pseudo-hipercalemia: saída de K+ das células durante ou após a coleta da amostra sanguínea ou medida do K+ no soro e não no plasma (maior significado em pacientes com trombocitose ou leucocitose importantes).
Quais os sintomas do potássio baixo no sangue?
A presença de níveis baixos de potássio tem muitas causas, mas normalmente resulta de vômitos, diarreia, distúrbios da glândula adrenal ou do uso de diuréticos. A presença de níveis baixos de potássio pode causar fraqueza muscular, cãibras, contrações ou até paralisia, podendo ocorrer ritmos cardíacos anormais.
O que é hipocalemia e hipercalemia?
A principal semelhança entre as doenças é que ambas são causadas por conta do potássio no sangue. A hipocalemia é quando está em falta e a hipercalemia é quando há em excesso.
O que provoca a falta de potássio no organismo?
A causa mais comum é a perda excessiva de potássio na urina, causada pelo uso de medicamentos diuréticos. Vômitos e diarreia também podem levar à baixa quantidade de potássio no sangue a partir do trato digestivo. Hipocalemia dificilmente é resultado de uma dieta pobre em potássio, mas pode acontecer.
O que fazer em casos de hipercalemia?
No caso de hipercalemia leve, a redução do consumo de potássio ou a interrupção de medicamentos que impedem os rins de excretarem potássio pode ser suficiente. Se os rins estiverem funcionando, é possível que um diurético que aumenta a excreção de potássio seja administrado.