A maisena limpa, controla a oleosidade e deixa a pele lisinha. O ingrediente é usado em várias receitas caseiras para a pele - e também para o cabelo - não é à toa. A maisena hidrata profundamente a pele, deixando a região do rosto bem macia e com a aparência mais descansada.
Em geral o amido do milho é composto por 75% amilopectina e 25% amilose, existindo mutantes naturais cuja composição chega a 99% amilopectina (seroso-waxy) ou até 50% amilose (amilose- extender). ... Geralmente estas proteínas estão presentes nos grânulos de amido e em outras estruturas celulares.
Outra grande vantagem do amido de milho é que ele é rico nas vitaminas A, E e do complexo B. A primeira não só auxilia o crescimento como também é boa para a vitalidade do cabelo e da pele. Já a vitamina E é conhecida por ser um potente antioxidante.
A geleificação da pectina ocorre através da adição do açúcar na presença de ácidos, ou, pela ação da glicerina ou álcool, que atuam como desidratantes. Já a gelificação do amido ocorre quando este é colocado em água a temperatura ambiente para a absorção de 30% do seu peso em água.
A gelatinização é o fenômeno que ocorre pelo rompimento de ligações pontes de hidrogênio quando os grânulos de amido da farinha são aquecidos em presença de água. Os grânulos aumentam de volume e rompem-se irreversivelmente, formando um gel viscoso e translúcido.
Significado de Gelificação substantivo feminino Formação de um gel; transformação em gel.
As propriedades da gelatina podem ser divididas em dois grupos – viscoelasticidade e interfacial: a viscoelasticidade inclui ligação de água, coesão, solubilidade e formação de gel. Enquanto as propriedades interfaciais incluem a capacidade de emulsificar, aerar e formar espuma.
Gelificantes são substâncias que dão textura aos gêneros alimentícios através da formação de um gel. Os gelificantes mais conhecidos são a pectina, a carragena e a gelatina. Os gelificantes são usados para espessar e estabilizar os alimentos líquidos, conferindo-lhes, desta forma, a sua textura.