A principal função do tálamo é servir de estação de reorganização dos estímulos vindos da periferia e do tronco cerebral, e também de alguns vindos de centros superiores.
O hipotálamo é a região do encéfalo (diencéfalo) de vertebrados relativamente pequenos, localizado sobre o tálamo, cuja função é manter a homeostase, isto é, o equilíbrio das funções internas corporais em ajustamento ao ambiente, principalmente por meio da coordenação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino.
A glândula pineal, ou epífise, é a produtora do hormônio melatonina, relacionado aos ciclos circadianos e diversas outras funções, como a reprodução. A glândula pineal, ou epífise, é uma glândula endócrina, ou seja, ela produz hormônios que são liberados e transportados na corrente sanguínea a diversos órgãos-alvo.
O hipotálamo é uma região do diencéfalo, que faz a ligação do sistema nervoso com o sistema endócrino. É ele quem coordena a atividade da hipófise, por meio de hormônios liberadores. Ou seja, algum estímulo chega ao hipotálamo e estimula a liberação de determinado hormônio liberador.
Os principais hormônios produzidos pela adeno-hipófise são o hormônio tireotrófico (TSH), que regula as atividades da glândula tireoide; o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), que regula o córtex das suprarrenais; o hormônio folículo estimulante (FSH), que atua no crescimento dos folículos nos ovários e ...
A síntese e liberação dos hormônios da adeno- hipófise obedece ao eixo hipotálamo- hipófise. A dopamina inibe a secreção de prolactina pelos lactotrofos.
Os hormônios produzidos pelo hipotálamo e armazenados na neuro-hipófise são: ocitocina, hormônio antidiurético, conhecido como vasopressina ou ADH. A insulina é produzida pelo pâncreas; a tiroxina e a calcitonina são produzidas pela tireoide; e a adrenalina e a aldosterona são produzidas pela suprarrenal.
O hipotálamo estimula a glândula hipófise a liberar os hormônios gonadotróficos (FSH e LH), que atuam sobre as gônadas, estimulando a liberação de hormônios gonadais na corrente sanguínea. Na mulher a glândula-alvo do hormônio gonadotrófico é o ovário; no homem, são os testículos.
A neuro-hipófise secreta principalmente dois hormônios: a ocitocina e o hormônio antidiurético (ADH). A ocitocina atua sobre o útero, promovendo as contrações do parto, e sobre as glândulas mamárias, estimulando a secreção do leite. O ADH controla o equilíbrio hídrico do organismo.
Ela armazena e secreta dois hormônios: ocitocina ou oxitocina e ADH (hormônio antidiurético), também chamado de vasopressina.
O hormônio antidiurético (ADH) é produzido pelo hipotálamo e secretado pela neuro-hipófise. ... Devido a sua ação vasoconstritora, ele também é denominado vasopressina. Resistência à ação do hormônio ou uma redução na sua síntese podem levar ao desenvolvimento do diabetes insipidus.
As principais glândulas do sistema endócrino que individualmente fabricam um ou mais hormônios específicos, são:
Principais glândulas endócrinas e seus hormônios
Existem dois tipos de glândulas: as exócrinas (que secretam substâncias que saem do corpo, como o suor e a saliva) e as endócrinas (que produzem hormônios que garantem o equilíbrio do nosso corpo). São sete glândulas endócrinas: hipófise, tireóide, paratireóides, supra-renais, pâncreas, ovários e testículos.
O epitélio glandular está constituído por células isoladas ou grupamentos de células formando estruturas individualizadas, denominadas de glândulas, cuja função é a secreção. Entende-se por secreção a produção e a liberação pelas células de um fluido contendo substâncias como muco, enzimas ou um hormônio.
Resposta. Uma glândula é um órgão cuja função é fabricar e excretar algumas substâncias com uma função pré determinada. Esta substância pode ser excretada dentro do Sistema circulatório ou fora dele.