crossorigin="anonymous">
O capsídeo viral tem as funções de manter a estabilidade e a integridade do material genético dos vírus. É estruturalmente formado por um conjunto de unidades proteicas denominadas capsômeros.
Estrutura viral Muitos vírus possuem uma membrana externa adicional denominada envelope. cópias múltiplas de uma ou mais tipos de proteínas. Essas proteínas se associam entre si, formando unidades estruturais denominadas capsômeros. O conjunto do genoma mais o capsídeo de um vírion é denominado de nucleocapsídeo.
O capsídeo e o envelope guardam o frágil ácido nucleico, ADN ou ARN. Esta porção periférica possibilita o vírus de identificar as células que ele pode parasitar e, em certos vírus, facilita a penetração nas mesmas.
Muitos vírus também desenvolvem espiculas feitas de glicoproteína em seus envelopes que os ajudam a se fixar a superfícies celulares específicas. O envelope viral é uma cobertura membranosa frouxa que ocorre em alguns vírus de animais, raramente vírus de plantas e bactérias.
Função das glicoproteínas Podem ter função estrutural, enzimática, lubrificante transportadora e hormonal. ... As glicoproteínas ligadas ao nitrogênio são sintetizadas e modificadas dentro de duas organelas ligadas à membrana na célula, o retículo endoplasmático rugoso e o aparelho de Golgi.
As glicoproteínas e glicolipídios são marcadores responsáveis pela determinação dos grupos sanguíneos. G – Glicocálice (ou Glicocálix): união entre glicoproteínas e glicolipídios; é através do glicocálix que as células se reconhecem e se unem umas às outras, para formar os tecidos.