EQST

Qual A Funço Da Dentina?

Qual é a função da dentina?

A dentina. Essa parte fica logo atrás do esmalte e apresenta uma estrutura menos dura. Sua principal função é defender a primeira camada protetora, absorvendo impactos externos causados por alimentos ou desgastes. Ela também é responsável pela área sensitiva do dente que é totalmente ligada à polpa, a parte nervosa.

O que é complexo dentina polpa?

Como sabemos, a dentina é um tecido conjuntivo diferenciado, secretado pela polpa (tecido conjuntivo indiferenciado). ... A polpa dental é constituida por tecido conjuntivo frouxo que ocupa a cavidade interna do dente e é composta por células, vasos, nervos, fibras e substâncias intercelular.

Como a dentina é formada?

É formada principalmente por fibrilas de colágeno tipo I, glicosaminoglicanos, fosfoproteína, fosfolipídios e sais de cálcio sob a forma de cristais de hidroxiapatita. Sua matriz orgânica é secretada pelos odontoblastos, células que estão na periferia da polpa dental, junto à dentina.

O que é a dentina Interglobular?

Dentina interglobular: entre lóbulos mineralizados Dentina peritubular e intertubular: entre túbulos dentinários. Túbulo dentinário próximo ao esmalte (limite amelodentinário- LAD): Maior número (fusos do esmalte). Sem prolongamento, só fluido dentinário (podem estar fechados).

O que é a dentina do manto?

Dentina do manto É a primeira camada de dentina (figuras 1 e 2) produzida pelo odontoblasto, ela é constituída por fibras pré-colágenas imaturas que se enrolam em espiral ao redor do prolongamento.

O que são tufos de esmalte?

Tufos/penacho de Esmalte: várias projeções do prolongamento odontoblásticos. Surgem da junção com a dentina e penetram no esmalte num curto trajeto. Fusos do esmalte: São prolongamentos que atravessam a JAD, observados sob as cúspides e margens incisais dos dentes, aspecto retilíneo.

O que são fusos do esmalte?

→ do LAD → superfície externa do esmalte. Fusos do esmalte: continuação dos prolongamentos dos túbulos dentinários que ficaram presos na matriz do esmalte mineralizado.

O que são as Periquimácias?

As periquimácias representam a parte superficial das linhas de Retzius, estas correspondem a leves depressões lineares no sentido horizontal, causando leves ondulações na superfícies externa do esmalte.

Qual o significado das estrias transversais dos prismas do esmalte?

As estrias de Retzius são listras visíveis no esmalte quando visto microscopicamente em secção transversal. Formada a partir de mudanças no diâmetro dos processos de Tomes, estas faixas demonstrar o crescimento do esmalte, semelhante aos anéis de árvore (crescimento por deposição ou incremental).

Qual a composição química do esmalte do dente?

O tecido mais mineralizado do corpo humano está na boca. Trata-se do esmalte, a camada externa do dente. Acredita-se que sua composição tenha cerca de 90% de minerais, como zinco e cobre, e 10% de água e materiais orgânicos.

O que fazer para recuperar o esmalte do dente?

É possível restaurar o esmalte dos dentes através: Do uso de creme dental com fluoreto ou gel de fluoreto; Da utilização de antisséptico bucal com fluoreto para gargarejos; De um tratamento de remineralização à base de vitamina D e do suplemento de cálcio.

Quais são as características do esmalte dental?

O esmalte é uma das principais estruturas formadoras do dente, além da dentina e polpa. Ele é o tecido mais mineralizado e resistente do corpo humano, sua composição apresenta, aproximadamente, 97% de minerais. ... É ele quem concede a cor ao dente, podendo ser um amarelo claro ao branco acinzentado.

Qual é a função do esmalte do dente?

O esmalte dentário é o tecido mineralizado mais duro de todos presentes no corpo humano. É ele que reveste a dentina e a polpa dentária, por isso, protege os dentes de problemas relacionados à saúde bucal, como cáries e hipersensibilidade.

Qual o tecido mais duro do corpo humano?

O dente é a parte mais dura do corpo humano “O esmalte é um tecido altamente mineralizado, o que explica sua dureza”, diz Ana Paula.

Quantos kg aguenta um dente?

Eles destroem toneladas de alimentos, suportam cargas extremas e são altamente vulneráveis: uma pequena lição em Odontologia. As pessoas normalmente têm 32 dentes. Cada um deles trabalha duramente e está constantemente sob ataque. Apenas com a mastigação de alimentos, é exercida uma força de até 30 kg sobre os dentes.

Como um dente pode quebrar?

Ao morder ou mastigar algum alimento mais sólido, a pressão nas pequenas falhas pode quebrar o dente.