Como contém apenas átomos de carbono e hidrogênio, o tipo de ligação que se forma é a covalente. O metano é um gás inodoro e incolor. ... Vemos que a geometria molecular do metano é tetraédrica, com o átomo de carbono ocupando o centro do tetraedro.
b) Monóxido de carbono (CO); geometria linear; a ligação C-O é polar (carbono e oxigênio possuem diferentes eletronegatividades, C = 2,6 e O = 3,4); a molécula é constituída somente dessa ligação e, portanto, é uma molécula é polar.
Simples! O monóxido de carbono está presente acima do fogo. No fogão a gás, fogão a lenha, lareira, aquecedores, etc. Então se você estiver dentro de uma casa toda fechada, e a casa ter algum fogo controlado em andamento como dito acima, este mesmo fogo estará competindo contigo pelo ar respirável.
Gás incolor, inodoro, inflamável, menos denso que o ar atmosférico e de fórmula molecular CO, o monóxido de carbono é produzido com base na queima, em condições de pouco oxigênio disponível, de combustíveis fósseis e compostos que contenham carbono, no que chamamos de combustão incompleta.
O monóxido de carbono é um óxido gasoso, incolor e inodoro, que é produzido por meio da combustão incompleta e que pode causar o envenenamento por inalação. ... O monóxido de carbono está presente na atmosfera, sendo proveniente principalmente de reações de combustão incompletas dos combustíveis fósseis.
Fontes emissoras naturais: atividade de vulcões, gás natural e descargas elétricas. Atividades humanas: resultado da combustão incompleta de combustíveis fósseis.
O dióxido de nitrogênio é tóxico para as pessoas e os animais e causa efeitos adversos à saúde, como: irritação dos pulmões e infecções respiratórias. Os efeitos sobre o meio ambiente são a poluição atmosférica, ocorrência de chuva ácida e smog fotoquímico.
Os poluentes também causam efeitos no tempo atmosférico, como a redução da visibilidade, a descoloração da atmosfera, a dispersão da luz solar quando há grande quantidade de particulados no ar, e o aumento da formação de neblina e precipitação. ... Essas substâncias são denominadas de poluentes de efeito global.
O dióxido de azoto ou dióxido de nitrogénio é um composto químico constituído por dois átomos de oxigénio e um de azoto; a sua fórmula química é NO2.
Os óxidos de nitrogênio (NO e NO2 - NOX) são conhecidos poluentes atmosféricos (poluente primário e um dos responsáveis pela acidez das chuvas, redução da camada de ozônio e formação de oxidantes fotoquímicos - smog), sendo suas emissões por processos industriais de combustão (caldeiras, fornos, incineradores) ...