crossorigin="anonymous">
O músculo liso é formado pela associação de células de formato fusiforme, isto é, mais espessas no centro e delgadas nas extremidades, com o núcleo único e central, sem a presença de estriações no seu citoplasma.
Cardíaco - Tecido Muscular Estriado Cardíaco. ......... As células que integram o tecido muscular cardíaco têm aspecto cilíndrico, são ramificadas e apresentam extremidades irregulares. Essas células são conhecidas como fibras musculares cardíacas, células do miocárdio, miócitos, cardiócitos ou cardiomiócitos.
Apresenta miócitos estriados com um ou dois núcleos centrais. Esse tecido ocorre apenas no coração e apresenta contração independente da vontade do indivíduo (contração involuntária). No músculo cardíaco essa contração é vigorosa e rítmica.
Estes organelos são formados por feixes de miofilamentos (também chamados miômeros ou sarcômeros) de dois tipos: filamentos finos, constituídos principalmente por actina enrolada em filamentos de nebulina; filamentos grossos, constituídos principalmente por miosina ligada a filamentos de titina.
Músculo liso é um tecido muscular de contração involuntária e lenta, composta por células fusiformes mononucleadas. O músculo liso se encontra nas paredes de órgãos ocos, tais como os vasos sanguíneos, na bexiga, no útero e no trato gastrointestinal.
O controle nervoso dessas fibras é feito pelo sistema nervoso autônomo e é involuntário, sincronizado e lento. Entretanto, na íris e globo ocular a contração é rápida e precisa, permitindo adaptação rápida às variações da intensidade de luz.
A inervação da musculatura lisa é extremamente complexa. Ela ocorre sob a influência do sistema nervoso visceral e funciona autonomamente ao mesmo tempo. Além disso, ela é regulada por: neurotransmissores -> ex.: norepinefrina, acetilcolina.
Quando a cadeia leve é fosforilada, a cabeça da miosina pode interagir com um filamento de actina, resultando em contração do músculo liso. A vasodilatação (i. e., o relaxamento do músculo liso vascular) ocorre com a desfosforilação da cadeia leve de miosina.