Há no nervo óptico, uma área anatômica e normal, que não tem fibras nervosas, por isso também chamada de mancha cega, que é normalmente escavada, é a escavação fisiológica, com um tamanho normal.
Quando falamos em tamanho de escavação papilar, estamos nos referindo à porção anterior do nervo óptico, e não à retina. Logo, essa situação/descrição NÃO pode ser interpretada como uma lesão de retina. Em casos com escavações grandes ou assimétricas, é importante afastar a presença de GLAUCOMA.
Na maioria dos indivíduos existe simetria, entre os olhos, da relação escavação/disco, sendo assimetria importante sinal na suspeita de lesão glaucomatosa(9-12). Diferenças de razão escavação/disco de 0,2 podem aparecer em 1 a 6% da população adulta normal e assimetrias de 0,3 em 1% da população geral(12-15).
Miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo podem ser as condições que fazem com que a visão fique turva. Como os raios de luz não convergem corretamente, eles são interpretados de maneira mista. Com isso, acontece uma dificuldade em enxergar de perto, de longe ou em ambas as distâncias.
O aumento do açúcar no sangue e a falta de controle da doença levam a alterações nos vasos sanguíneos da parte posterior do olho, chamada de retina, e da porção central, conhecida por mácula. Assim surgem a retinopatia diabética e o edema macular diabético que, se não forem tratados, podem levar à cegueira.
O diabetes, por exemplo, atinge os vasos sanguíneos do corpo inteiro. Quando a doença está descontrolada, pode afetar também os vasos dos olhos, desenvolvendo retinopatia diabética. Os vasos ficam lesionados e o sangue extravasa. Sem sangue, falta oxigênio e a retina começa a sofrer.
Se a artéria afetada fornecer sangue para o nervo ótico, que transmite informações da retina para o cérebro, o bloqueio pode causar cegueira, temporária ou permanente.
Além de sofrerem grandes mudanças físicas e emocionais, muitas grávidas também estão sujeitas a alterações oculares. Não é sempre que elas acontecem, mas o turbilhão de hormônios característico dos nove meses de gestação podem provocar olho seco, visão embaçada e até mesmo aumento (ou diminuição) no grau da lente.
Miopia e parto normal O mesmo acontece com as córneas. Em algumas grávidas, esse inchaço causa o aparecimento da miopia. Para quem já sofre com o problema, o grau pode aumentar. Por isso, os oftalmologistas indicam que a gestante não faça exames de visão.
2A partir da 20ª semana é possível perceber os sintomas como pressão alta, partes do corpo inchadas como rosto, pés, pernas e mãos além da dor de cabeça e também em alguns casos visão turva e estrelas de luz.
A falta de sono, comum nos períodos da gestação e da amamentação, agrava olheiras e bolsas sob os olhos. Especialistas dão dicas para minimizar o problema. A natureza é sábia.