Então: Portanto, (x - a)2 + (y - b)2 =r2 é a equação reduzida da circunferência e permite determinar os elementos essenciais para a construção da circunferência: as coordenadas do centro e o raio. Observação: Quando o centro da circunferência estiver na origem (C(0,0)), a equação da circunferência será x2 + y2 = r2.
Resumindo: Para encontrar o centro de uma circunferência, basta escolher três pontos conhecidos pertencentes a ela, substituir suas coordenadas na equação reduzida da circunferência de modo que o primeiro ponto forme uma equação, o segundo ponto forme uma segunda equação e o terceiro ponto uma terceira equação.
a) x² + (y - 3)² = 9.
Exemplo: verifique se a equação -x2 - y2 + 8x -7 = 0 pode ser considerada uma equação da circunferência. Essa equação será considerada uma equação da circunferência, pois satisfaz todas as condições: Os coeficientes de x2 e y2 são todos iguais e diferentes de zero. O coeficiente de xy é igual a zero.
Centro e raio: fundamental para a construção da circunferência, como o nome sugere, centro é um ponto que está a uma mesma distância da circunferência.
A medida de um ângulo inscrito é a metade da medida do ângulo central correspondente. Se VA e VB são cordas de uma circunferência λ de centro em C, então a medida do ângulo inscrito AˆVB é a metade da medida do ângulo central correspondente AˆCB.
Tem mais depois da publicidade ;) Propriedade: o ângulo central apresenta a mesma medida do arco formado por seus lados, ou seja: 2. Ângulo cujo vértice é um ponto da circunferência – Ângulo Inscrito.
A medida do ângulo central dessa rosácea é 22,5°.
A medida do ângulo central α é igual à medida do arco APD. Por Exemplo: Se a medida do arco APD for igual a 60º, dizemos que a medida do ângulo central α vale também 60º.
Sabemos que a medida de um ângulo inscrito é a metade da medida do seu correspondente ângulo central e, consequentemente, a metade da medida angular do arco por eles definido.
Temos portanto para o ângulo central, cujo arco corresponde `a circunferência completa, a medida de 360o. Um ângulo central de 90o determina um arco que corresponde a 1 4 da circunferência e assim por diante. A unidade de medida grau tem o minuto e o segundo como submedidas.
O educador físico Cleuton Nunes explica que existe um truque para adequar o tamanho da corda a você: "segure a corda com as mãos, pise no centro dela com os pés unidos, estique até que o cabo em que você apoia as mãos esteja na altura do peito, próximo às axilas".