Podemos concluir que as principais diferenças entre circuito série e paralelo, é a forma com que tensão e corrente se comportam. Circuito em séria a corrente é a mesma e tensão diferente sobre as cargas, já em circuito paralelo será ao contrário, mesma tensão e corrente diferente para as cargas.
Entenda o que isso significa.
Para calcularmos a resistência equivalente em série, basta somarmos cada uma das resistências, desse modo, a resistência equivalente da associação em série será de 100 Ω.
- A corrente elétrica que passa em cada resistor da associação é sempre a mesma: i = i1 = i2 = i3 = i4 .. - A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores: V = V1 + V2 + V3 + V4 .. - A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R .
A fórmula necessária para calcular o resistor adequado para o LED é: R = (Vcc – VL) / IL, onde: R: resistência do resistor adequado para o LED. Vcc: Tensão da fonte de alimentação.
A fórmula pela qual podemos determinar o valor da queda de tensão proporcionada pelo resistor é expressa através da lei de Ohm: E = R x I. "E" é a diferença de tensão expressa em Volts que foi reduzida, "R" é o valor do resistor (em Ohms), I é a corrente que atravessa o resistor (em Ampères).
Digamos se você tem o mesmo circuito acima com 12V, mas só quer 5V. Se usarmos um 10KΩ como nosso resistor R1, conectando os valores, obtemos R2= (V)(R1)/(VIN - V)= (5V)(10KΩ)/(12V - 5V)= 7,14KΩ ≈ 7KΩ. Portanto, podemos usar um resistor de 7KΩ, pois nosso resistor R2 com o resistor R1 sendo 10KΩ.
Ao invés de usar resistores ou diodos, o melhor para o seu caso é usar um regulador de tensão LM317 junto com um resistor de 220 ohms e um potenciômetro linear de 5k. Dá um pouco mais de trabalho, mas você consegue exatamente o resultado que espera. Como R1 você pode usar um resistor de 220 ohms.
O uso de resistores é igualmente válido, no entanto o consumo de corrente precisa ser conhecido e suficientemente estável. Quando a corrente não é estável mas a sua faixa de variação máxima e mínima é conhecida então o uso de um regulador Zener é indicado. A associação de diodos nos livra dessas preocupações.
Se vc usar 12VDC pode usar resistor de 1k. Você pode colocar um potenciômetro de 1k no lugar no resistor para aumentar ou diminuir a intensidade da luz. Se a corrente máxima do led é 20mA, então o menor resistor que tu pode colocar é 600 ohm, daí pra baixo vai queimar os coitados.
O que fazer para acabar com a dor no pescoço e no ombro?
Uma forma simples seria ligar diodos em serie, cada diodo vai dar uma queda de 0,7v, 3 diodos então dariam uma queda de 2.
Re:Como diminuir a tensao de um transformador? Se a rede for 220V é necessário ligar a rede ao enrolamento de 220V eliminar metade das espiras no enrolamento de 110V. Se a rede for 110V, pode ligar a rede no enrolamento de 220V e usar como secundário o enrolamento de 110V, que terás 55V.
Ao ligar um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele receberá o dobro da tensão elétrica que necessita, e como consequência irá queimar. Portanto, para que não ocorra nenhum dano, não ligue um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.
Verificar com aparelho multímetro quem são as fases e quem é o neutro: Para essa verificação basta você testar no modo tensão alternada entre dois cabos e com isso você deverá encontrar um cabo comum que qualquer um dos outros dois o valor será 127v (Ver desenho acima);
Se sua casa tem ligação bifásica (2 fases 220V e Neutro), para se transformar uma tomada para 220V basta ligá-la em duas fazes, devendo identificar os dois fios fases e fazer uma derivação de cada fio para essa tomada. Então eu só preciso identificar o outro fio 110 volts e ligar com o neutro.
Ligando aparelhos 220V em tomadas 110V Neste caso, quando se liga um aparelho de 220V em uma tomada de 110V o estrago pode não ser tão grande. Em um primeiro momento, o que acontece é que o equipamento não funcionará com toda a sua capacidade, mas ele não vai queimar no exato momento em que for ligado.
Por outro lado, ligar um aparelho de 220 volts em uma tomada de 127 volts não causa dano imediato ao aparelho. ... Por esse motivo, aparelhos bivolt manuais sempre são entregues com a chave alternadora de tensão em 220 volts.
Escrito na categoria "Conceitos de eletricidade" por Henrique Mattede. Fazer a instalação de uma tomada é muito simples, não é mesmo? Pois basta ligar fase e neutro nos bornes das extremidades e o cabo de terra no pino central da tomada.
A tensão de 220V é usada justamente para economizar na bitola dos fios, o fio de 10mm seria válido caso fosse usar um chuveiro de 110V, em 220V é um exagero, por isso recomendei o de 6mm. Se o seu chuveiro tiver potência abaixo de 5000W pode até mesmo usar o 4mm.
No caso de uma substituição, retire a placa e desparafuse o interruptor/a tomada do suporte.