A principal diferença entre o realismo e o hiper-realismo envolve a riqueza e cuidado na reprodução dos detalhes. De forma que o hiper-realismo apresenta característica com maior definição que o realismo, sendo maior a sensação de realidade dos elementos retratados.
Já faz um tempo que a arte hiper-realista vem aparecendo nos grandes museus ao redor do mundo. No Brasil, o artista australiano Ron Mueck já teve suas obras expostas, há alguns anos, no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro.
pessoas para conferir de perto o minucioso trabalho do escultor australiano Ron Mueck, conhecido por suas obras tão realistas que chegam a ser confundidas com pessoas de verdade.
As esculturas são feitas manualmente, quando muito grandes ele recebe a ajuda de assistentes. Primeiro são moldadas em argila, depois fundidas em silicone a partir de um molde, por último, tem cabelos e os olhos implantados, além de receberem roupas e acessórios.
Alguns artistas contemporâneos são reconhecidos mundialmente por seu trabalhos, entre eles, merecem destaque: Andy Warhol, Bansky, Damien Hirst, Jean-Michel Basquiat, Anselm Kiefer, Richard Serra, Bill Viola, Jeff Koons, Marina Abramovic, Gerhard Richter, Takashi Murakami, Lucian Freud, Keith Haring.