O desgaste dental pode acontecer de diversas maneiras, como por erosão, abrasão, atrição e abfração. O consumo excessivo de refrigerantes, café, chá preto, vinho e até mesmo alimentos com sabor acentuado como molhos de ketchup, mostarda e de salada, contribuem para o desgaste por meio de erosão.
“Isso pode acontecer desde o nascimento, devido a uma questão hereditária. Nesse caso, os dentes não possuem espaço suficiente para se posicionarem perfeitamente na cavidade bucal causando o seu desalinhamento”, explica o especialista.
Entre os problemas bucais causados pelos dentes tortos está a dificuldade de mastigação e a alteração da fonética, pois interfere na posição da língua. Além disso, a má posição dentária favorece a respiração pela boca, que ocasiona problemas na gengiva, língua e mau hálito.
Como fazer a prevenção contra dentes tortos
Quanto tempo um dente encavalado volta pro lugar? O tratamento dependerá muito da situação da arcada dentária e demorará entre 12 e 36 meses.
"No tratamento ortodôntico, 'forçamos' o organismo a fazer uma neoformação óssea (tomar uma nova forma e posição)". Isso significa que mesmo após usar aparelho, o paciente, seja adulto ou criança, pode voltar a ter os dentes tortos.
Como o objetivo do uso da contenção é manter os resultados atingidos após o tratamento ortodôntico, caso o paciente não utilize corretamente o aparelho, podem aparecer alguns problemas como: abertura de espaço entre os dentes; desalinhamento entre os dentes e giros; contatos prematuros gerando, por exemplo, problemas ...
Faça uma solução com bicarbonato de sódio Para eliminar todos os microrganismos e tirar o cheiro de saliva do aparelho móvel, a principal dica é apostar no bicarbonato de sódio - ingrediente que tem forte ação antisséptica, combatendo o crescimento bacteriano.
O aparelho dental móvel (contenção) pode causar dificuldades para engolir ao comer (tendo-o tirado nesse momento)? Olá! O aparelho de contenção não deve lhe trazer nenhum incômodo durante seu uso, quanto menos durante o não uso do mesmo.
No consultório, o dentista retira as peças do aparelho que estão coladas nos dentes (os famosos “bráquetes”) um por um, com um alicate especial e específico para isso, com muito cuidado e aplicando a pressão necessária, de maneira que não quebre nem leve junto os dentes e também não cause lesões no esmalte dentário.