O aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal, em que é possível movimentar benefícios como o auxílio emergencial e o Bolsa Família, voltou a funcionar nesta terça-feira (08), após mais de 12 horas inoperante.
PROBLEMA DE ACESSO AO APLICATIVO – Verifique se o aplicativo está atualizado. Caso não esteja, é preciso atualizar. – Se ainda continuar com problemas, compareça a qualquer unidade da Caixa com documento com foto para resolver o problema.
A Caixa recomenda aos usuários que tiveram a conta bloqueada entrar em contato com a central telefônica 111 para que sejam seguidos os procedimentos necessários e reforça que o problema não será resolvido nas agências, não sendo necessário se expor em filas.
Caixa Tem exibe "Seus dados estão em avaliação". De acordo com a Caixa, o prazo para desbloqueio é de 24 horas após o envio da documentação. Entretanto, alguns usuários têm relatado a espera de até mais de dois dias sem conseguir usar o app e nem mesmo buscando o atendimento em agências o problema é resolvido.
A opção "LIBERAR ACESSO" deve aparecer no menu do Caixa Tem. Ao selecioná-la, o app dará orientações pelo chat para entrar na Poupança Social Digital, e enviará um link de domínio "wa.me".
Liberar Caixa Tem rapidamente
De acordo com a Caixa, a análise e desbloqueio das funções do Caixa TEM deve acontecer em até 24 horas. Importante lembrar que os usuários não devem clicar em links enviados nas redes sociais por terceiros, apenas o link recebido pelo aplicativo Caixa TEM é seguro. Outros links podem estar relacionados à golpes.
Muitos usuários atualizaram, porém, ficou a dúvida de quanto tempo demora para o banco dar a resposta se os dados da atualização foram aprovados. Segundo informações de usuários que já atualizaram o app, o tempo de resposta é cerca de 24 horas.
Para ter direito ao auxílio emergencial em 2021 será necessário estar apto em todas as regras e condições da nova rodada de pagamentos, e a atualização do Caixa Tem não vai garantir que você receba o auxílio este ano.
A atualização do Caixa Tem é obrigatória? De acordo com a Caixa, atualizar o cadastro do Caixa Tem não é obrigatório e também não irá impedir os beneficiários de receberem o auxílio emergencial ou o Bolsa Família.
Como atualizar Para efetivar a atualização, o usuário deve acessar a conversa “Atualize seu cadastro” no aplicativo e enviar a documentação solicitada: foto (selfie) e documentos pessoais (RG, CPF). O envio é feito totalmente pelo celular, sem necessidade de ir até uma agência.
Por questões de segurança, uma mesma pessoa (CPF) não pode acessar a conta em diversos celulares, por isso há limite de quantidade de celulares que podem ser utilizados por um mesmo usuário.
Como cadastrar
Para atualizar, é necessário revisar dados de endereço e patrimônio, além de enviar foto de um documento oficial (RG ou CNH) e uma selfie. A avaliação dos dados dura até 24 horas, e o resultado é informado no próprio app.