crossorigin="anonymous">
A hematêmese é o vômito de apreciável quantidade de sangue. Melena são fezes escuras, quase pretas e pastosas, lembrando borra de café ou piche; elas se explicam pela presença de sangue no aparelho digestivo, pois era tais casos a origem da hemorragia se situa geralmente nos seg- mentos mais altos do trato digestivo.
Engolir sangue é uma das principais causas de hematêmese e pode acontecer quando há sangramento nasal ou quando há irritação no esôfago. Nesses casos, é possível que o sangue seja involuntariamente engolido e a pessoa libera o sangue não digerido através do vômito.
A Hemoptise deve sempre ser diferenciada da hematêmese pelas seguintes características: vômito com sangue vermelho vivo, ausência de náuseas, presença de bolhas de ar, precedido de tosse, com ou sem expectoração.
Os especialistas utilizam os termos melena e hematoquesia para determinar a presença de sangue nas fezes. Apenas o sangue oriundo de fonte superior (como intestino delgado), ou sangramento da fonte inferior que ocorre devagar o suficiente para que ocorra a oxidação, são associados com melena.
As causas mais comuns de sangramento gastrointestinal são: Esofagite. Varizes esofagianas. Laceração de esôfago por náuseas.
O tratamento para hemorragia digestiva varia conforme a causa da doença, podendo incluir a transfusão sanguínea, o uso de medicamentos e em alguns casos, cirurgia.
Hemorragia do trato gastrointestinal baixo é uma condição em que há sangramento da parte baixa do aparelho digestivo, especificamente do intestino grosso, do reto ou do ânus. Os principais sintomas são sangue vermelho fresco saindo do ânus ou fezes de cor marrom-avermelhada.
O tratamento para sangue vermelho vivo nas fezes consiste em:
A seguir, com exclusividade, a lista dos 40 campeões da pesquisa, selecionados - um a um - pelo poder anti-inflamatório:
O leite, principalmente o de vaca, também pode provocar respostas inflamatórias devido à presença da lactose (o açúcar do leite) ou das proteínas (especialmente a caseína e betalactoglobulina).