crossorigin="anonymous">
Resposta. Existem no Estado três unidades de relevo: a Baixada Fluminense, que corresponde às terras situadas em geral abaixo de 200m de altitude, o Planalto ou Serra Fluminense, acima de 200 metros e os Maciços litorâneos como o Maciço da Tijuca.
Tem mais depois da publicidade ;) O território do Estado é composto por três unidades de relevo, planície litorânea, planaltos e depressões.
O relevo do Maranhão tem duas unidades morfoestruturais predominantes em seu interior: As Planícies e os Planaltos. As planícies maranhenses, que compõem grande parte do relevo do Estado, possui diversas subdivisões: Planície Costeira, Planície Litorânea e Planície Fluvial.
O Ceará é um estado do Brasil, cercado por formações de relevos altos, as chapadas e cuestas: a oeste é delimitado pela Serra da Ibiapaba; a leste, pela Chapada do Apodi; ao sul pela Chapada do Araripe; e, ao Norte, pelo Oceano Atlântico. Por isso o nome de Depressão Sertaneja para a região central do Estado.
De todos os estados em que ocorre a Caatinga, o Ceará é o que possui maior parte do seu território formado por esse bioma. O clima que predomina na Caatinga é o semiárido. Ele constitui uma característica importante que determina a natureza da Caatinga.
No que tange à ocorrência dos tipos de solos, o Estado do Ceará possui três tipos preponderantes, sendo o de maior ocorrência os solos do tipo Neossolos com cerca de 53.
planície litorânea
Clima: O meio ambiente de Fortaleza tem características semelhantes às que ocorrem em todo o litoral do Brasil. O clima é tropical, quente, com temperatura anual média de 26,5 °C, sendo dezembro/janeiro os meses mais quentes e julho o mais frio, porém com diferenças mínimas de temperatura.
Os principais cursos d'água no município de Fortaleza são: Cocó, Ceará, Maranguapinho, Pacoti e Coassu. O rio Cocó corta todo o município, sendo o principal recurso superficial. Nasce na vertente oriental da serra da Pacatuba, no município homônimo.
Sua ocupação oficial foi iniciada por Martim Soares Moreno, o capitão português que serviu de inspiração para um dos personagens centrais do romance "Iracema" de José de Alencar, recuperando e ampliando o Fortim de São Tiago, e rebatizando o novo forte de Forte de São Sebastião.
O local escolhido para a fundação da cidade foi onde, em 1603, Simão Nunes, a mando de Pero Coelho, construiu o Forte de São Tiago, na Barra do Ceará, local onde está edificado o Clube Antônio Bezerra... Existi, ainda, uma polêmica de muitos anos de que Matias Beck foi o verdadeiro fundador de Fortaleza.
Seus Primeiros Ocupantes Uma das capitanias hereditárias criadas na época da colonização portuguesa, a Capitania do Ceará praticamente foi relegada por seu donatário, Antônio Cardoso de Barros. Apenas índios habitavam o sítio onde viria a surgir Fortaleza.
Fortaleza, a capital do Ceará, foi fundada no dia 13 de abril de 1726, ao redor do rio Pajeú. Sua elevação à condição de cidade ocorreu apenas em 1823, mas seu núcleo original remonta do século XVII.