A homologação de sentença estrangeira objetiva dar executoriedade interna e externa a sentenças proferidas em outro país. No Brasil, a competência é do STJ. A homologação de sentença estrangeira é um procedimento judicial que tem o objetivo de dar executoriedade interna e externa a sentenças proferidas em outro país.
O brasileiro que se divorciou no exterior deverá homologar a sua senteça estrangeira de divórcio pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) com posterior averbação em cartório brasileiro, ainda que o casamento não tenha sido registrado em Repartição Consular. Somente assim seu divórcio terá efeito no Brasil.
Quais os documentos necessários para a homologação do divórcio no Brasil?
O prazo para homologação do divórcio consensual costuma acontecer em média em até dois meses, dependendo das circunstâncias de cada caso.
Isso dependerá da forma do divórcio. Quando realizado em cartório, o divórcio costuma ser bem rápido, demorando em média 3 dias. Já, quando há necessidade de processo judicial, a demora é maior. Se houver consenso, o divórcio judicial consensual costuma demorar cerca de 3 meses.
) brasileiro(a) de divórcio sugere-se consultar diretamente o Superior Tribunal de Justiça (STJ): Superior Tribunal de Justiça SAFS - Quadra 06 - Lote 01 - Trecho III CEP Brasília - DF Telefone: (61) 319-8000.