Vírus ARN ou Vírus RNA são vírus que têm RNA como material genético. Os vírus ARN são mais propensos a sofrer mutações genéticas, se comparados aos vírus ADN.
Vírus dsRNA (do inglês, double - stranded RNA viruses) são vírus que possuem material genético constituído por RNA fita dupla. No Sistema de Classificação de Baltimore, tais vírus pertencem ao grupo III, que compreende 9 famílias virais.
A multiplicação do vírus consiste na replicação de seu material genético, na transcrição de sua mensagem em uma molécula de RNA e na tradução da mensagem para produzir proteínas virais, aquelas que farão parte do capsídeo e das proteínas enzimáticas necessárias para a montagem das partes do virião.
A replicação primária geralmente ocorre no próprio local de penetração, em tecidos próximos ou nos linfonodos regionais. Em geral, os vírus podem utilizar mais de uma via para penetrar nos seus hospedeiros.
O termo é usado para se referir ao derramamento a partir de uma única célula, o derramamento a partir de uma parte do corpo para outra parte do corpo, e o derramamento a partir de organismos no ambiente em que os vírus pode infectar outros organismos.
Infecções persistentes As partículas infecciosas podem ser produzidas continua ou intermitentemente por meses ou anos. Existem três tipos de infecções persistentes: - Infecção crónica – o vírus é continuamente replicado e excretado. - Infecção de evolução lenta – caracteriza-se por longos períodos de incubação.