OS VERBOS PRONOMINAIS EM FRANCÊS
Como usar o pronome tu Sempre que o verbo estiver conjugado na segunda pessoa do singular, deve ser usado Tu. O pronome você, embora também seja segunda pessoa do singular, concorda com verbos conjugados na terceira pessoa. O você, usa a mesma a concordância de ele / ela.
Forma de tratamento cerimonioso que se dirige a pessoas que não são tratadas por tu e que obriga à concordância com o verbo na terceira pessoa.
Sua origem etimológica encontra-se na expressão de tratamento de deferência vossa mercê, que se transformou sucessivamente em , vosmecê, vancê e você. Vossa mercê (mercê significa graça, concessão) era um tratamento dado a pessoas às quais não era possível se dirigir pelo pronome tu.
Significado de Vosmecê pronome pessoal Forma de tratamento destinada a pessoas que não possuíam autoridade de senhor(a) e que não podiam ser tratadas por tu. [Gramática] Forma contraída de vossemecê que, por sua vez, é forma contraída de Vossa Mercê.
A expressão de tratamento utilizada hoje em dia no lugar de vosmercê e merce é o pronome pessoal "você". Todos os que não possuiam, no período colonial, a autoridade instituída de um senhor eram denominados por vosmecê/vosmercê.
Pessoa não determinada; qualquer um. Etimologia (origem da palavra quem). Do latim quem.ac/ quis. quae.
Ão: Deve ser usado quando o verbo for ação futura e na ação presente como os: "São" e "Estão".
Como se escreve: doque ou do que? As duas palavras existem na língua portuguesa, mas representam itens completamente distintos. Enquanto que a palavra doque é um substantivo que nomeia uma espécie de macaco asiático, o termo do que é utilizado como uma expressão comparativa ou interrogativa.