Quais são os principais tipos de redação?
O MRPR define redação oficial como “a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações”. Vale destacar que a redação oficial é tratada pelo MRPR do ponto de vista do Poder Executivo. Em concursos públicos, é muito recorrente a cobrança do que caracteriza a re- dação oficial.
Os princípios que regem a Redação Oficial são 4: impessoalidade, formalidade, concisão, nível de linguagem....As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo:
Camboriú devem seguir a seguinte formatação:
A impessoalização da linguagem é uma técnica muito utilizada nos textos do tipo dissertativo-argumentativo, servindo para eliminar marcas de subjetividade do discurso. Você já deve saber que uma das características principais do texto dissertativo-argumentativo é a impessoalidade da linguagem.
Um texto dissertativo possui uma ideia central a ser trabalhada, a fundamentação do tema e o fechamento da ideia desenvolvida no decorrer do texto. A estrutura básica do texto argumentativo é a seguinte: Introdução – parte onde se apresenta o assunto e a tese sobre ele que será defendida no texto.
Os Textos estruturam-se de acordo com algumas regras, fatores e características: Contexto – como, com quem ocorrem as formas comunicativas; dados comuns ao emissor e ao receptor. ... Intertextualidade – é ser capaz de observar ou fazer ligações de um texto sobre outro, seja ou não do mesmo autor, porém de mesmo assunto.
O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação. Ele indica o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.
Resposta: O que caracteriza um texto acadêmico é, antes de tudo, o seu objeto: ele veicula o fruto de alguma investigação científica, filosófica ou artística. ... Num texto podemos distinguir o conteúdo (idéias, estrutura argumentativa, etc.) da forma (linguagem, disposição dos elementos, etc.).
A estrutura geral de um texto argumentativo consiste de introdução, desenvolvimento e conclusão, nesta ordem. ... De modo geral, cada argumentação em defesa da tese geral do texto corresponde a um parágrafo.
A construção de um bom texto dissertativo-argumentativo segue a seguinte ordem de importância:
A dissertação é redigida em prosa, ou seja, estruturada por períodos e parágrafos (diferentemente de um poema ou de uma música, por exemplo, os quais são estruturados em versos e estrofes). A estrutura da dissertação deve apresentar, no mínimo, três parágrafos: introdução, desenvolvimento e conclusão.